Pesquisar este portal

20 junho, 2021

ABIMDE é autorizada como Organismo Certificador de Produtos controlados


*LRCA Defense Consulting - 20/06/2021

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e em parceria com entidades representativas da Base Industrial de Defesa (BID), tem promovido iniciativas que buscam a superação de gargalos, o avanço e o fortalecimento de setores estratégico para a BID. Nesta linha de ação, está a recente autorização, pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa (ABIMDE) possa funcionar também como Organismo Certificador de Produtos controlados (OCP), atividade anteriormente restrita ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

A ABIMDE, enquanto OCP privado de defesa, vai possibilitar que as empresas ligadas à BID tenham seus produtos certificados com mais rapidez e a custos razoáveis.

A certificação da ABIMDE e de outros OCPs privados, vem coroar as ações iniciadas, em 2019, pelo grupo de trabalho formado por representantes da SEPROD, Comando do Exército e da BID. Juntos, têm buscado alternativas viáveis para dar celeridade às certificações de produtos de defesa. Com a edição da Portaria 189 do Estado Maior do Exército - EME / 2020, essa possibilidade se tornou viável.

Taurus Armas
O resultado pretendido pelo grupo de trabalho começa a ser alcançado. Nesse sentido, a Taurus Armas S.A. teve, no dia 17, o primeiro Produto Controlado pelo Exército (PCE) certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) privado no Brasil. Fato histórico e de extrema importância para as empresas da BID.

*Com informações do Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque