Pesquisar este portal

17 julho, 2021

Imprensa da Ucrânia: "Brasil voltou a cobrar preço de armas ucranianas"

Brasil voltou a cobrar preço de armas ucranianas (foto)


*Defense Express (Ucrânia) - 08/07/2021

Nesta semana [08 de julho], uma delegação da República Federativa do Brasil chefiada por Eduardo Bolsonaro, membro da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, Presidente da Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional do Congresso Nacional do Brasil, chegou na Ucrânia. [NOTA: na verdade, o deputado foi presidente da CREDN até 11 de março; após esta data, é Aécio Neves]

Além de realizar palestras oficiais e reuniões com representantes da indústria de defesa ucraniana, os convidados brasileiros visitaram várias grandes empresas ucranianas (Antonov, Luch e Arsenal) e conheceram algumas novidades do armamento doméstico em demonstração organizada pela Empresa Estatal "SpetsTechnoExport".

Nesta última, na presença do Embaixador da Ucrânia no Brasil e do Embaixador do Brasil na Ucrânia, Eduardo Bolsonaro pôde avaliar pessoalmente os produtos, que em sua maioria (exceto para a exposição da JSC "Mayak Plant") eram amostras de empresas privadas (incluindo muitos membros da Liga das Empresas de Defesa da Ucrânia).

Ao contrário do primeiro evento do gênero no ano passado (realizado em novembro-dezembro de 2020), onde além dos militares brasileiros estiveram representantes da indústria de defesa do país, o que foi mais revelador é que esta visita pode ser muito mais específica e produtiva.

A delegação brasileira também realizou uma série de reuniões oficiais
A delegação brasileira também realizou uma série de reuniões oficiais


O fato é que o chefe da delegação brasileira, Eduardo Bolsonaro, é o responsável direto pelo orçamento militar da República Federal [NOTA: não é; sendo apenas suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional desde 09 de março]. Ou seja, podemos supor que, após uma avaliação preliminar das capacidades da indústria de defesa da Ucrânia, o lado brasileiro passou a "estimar" projetos ou modelos específicos para seu exército.

Além disso, Eduardo Bolsonaro, como ex-oficial das forças especiais [NOTA: não é; escrivão da Polícia Federal, o deputado não serviu ao Exército], é capaz de avaliar de forma independente algumas das armas e sua possível eficácia e necessidade no exército da República Federal, e provavelmente tem alguma influência sobre outro ex-militar - o atual Presidente do Brasil Jairo Bolsonara [Jair Bolsonaro] (na verdade ele é filho).

Assim, na sequência dos resultados desta visita, podemos esperar o aprofundamento das relações bilaterais na esfera da defesa entre os dois países e a conclusão dos primeiros contratos.

UAV PD-2 da UkrSpecSystems

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque