Pesquisar este portal

09 julho, 2021

Paquistão busca converter até 10 Embraer Lineage 1000 em aeronaves de patrulha naval e de guerra anti-submarino

*Aviacionline - 08/07/2021

No âmbito do programa Sea Sultan, a Marinha do Paquistão busca converter até 10 Embraer Lineage 1000 em aeronaves de patrulha naval (MPA) e de guerra anti-submarina (ASW), para substituir sua frota de 6 Orions P-3A.

Segundo a A / I Board PSF, a Marinha do Paquistão concedeu o contrato à empresa Leonardo, da Itália, para a conversão das 3 aeronaves executivas Embraer Lineage 1000 para MPA / ASW. Um dos aviões já está no Paquistão.

O contrato inclui inicialmente a aquisição de duas aeronaves Embraer Lineage 1000 de fornecedores internacionais e o projeto, modificação, instalação, integração e comissionamento das três aeronaves em sua nova função.

O contrato de manutenção, reparo e revisão (MRO) para as três aeronaves, antes da modificação, foi concedido ao Grupo Paramount da África do Sul. Pode incluir opções para fazer as mesmas modificações em sete outras aeronaves que a Marinha do Paquistão pretende comprar no futuro.

Embraer Lineage 1000, uma plataforma poderosa e espaçosa para conversão para várias funções militares.


A notícia havia sido noticiada pela Aviacionline em outubro do ano passado, quando o chefe naval da Marinha, almirante Zafar Mahmood Abbasi, informou que a Marinha substituiria sua frota P-3C Orion por 10 aviões comerciais convertidos, o primeiro dos quais já havia sido encomendado. Porém, na época, ele não identificou o tipo de aeronave.


Sea Sultan
A primeira etapa do projeto foi a publicação de uma licitação para um avião bimotor a jato com peso máximo de decolagem (MTOW) de 54.500 a 63.500 quilos e autonomia de mais de 4.000 milhas náuticas (6.437 km).

A PN (Marinha do Paquistão) também acrescentou que os 'principais componentes' da aeronave, como motores, sistema de controle de vôo, trem de pouso e outras peças críticas, devem estar livres da cobertura ITAR (Regulamento de Tráfego). Armas internacionais dos EUA )

Para a segunda etapa, o PN modelaria a suíte a bordo do novo Sea Sultan após a do RAS-72 Sea Eagle. O RAS-72 é uma aeronave de patrulha marítima (MPA) baseada no ATR-72; a PN contratou a Rheinland Air Service (RAS) GmbH na Alemanha para o trabalho de conversão em 2016.

Mas parece que agora os planos mudaram, já que a Leonardo foi a empresa escolhida para realizar as modificações e, com certeza, para integrar seus próprios equipamentos de sensor, comando e controle e comunicações.

A empresa italiana também oferece uma versão de patrulha marítima derivada do ATR-72-600, o ATR-72MP (da Patrulha Marítima); então, parece que a oferta de Leonardo acabou superando o RAS alemão.

Será muito interessante se, desse programa, surgir uma família de aeronaves que possa ser colocada, no mercado de aeronaves de missão especial, como uma etapa intermediária entre os Boeing P-8 e E-7 e os derivados do ATR-72 e C295 Persuader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque