Pesquisar este portal

05 julho, 2021

Polícia Militar do RJ recebe novo veículo blindado para enfrentar a criminalidade

 Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


*LRCA Defense Consulting - 05/07/2021

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está finalizando os testes do veículo Predador, um novo conceito em viatura blindada policial para o combate ao crime. Ao todo, quatorze veículos estão em testes e, após os últimos ajustes sugeridos pelas unidades operacionais que o estão empregando, serão adquiridos pela PMRJ ao custo de mais de R$ 652 mil cada um.

Conforme informou o Canal Caiafa Master, no final de 2020, a empresa brasileira Combat Armour Defense do Brasil, localizada em Vinhedo (Estado de São Paulo), apresentou o blindado tático policial PREDADOR, uma viatura conceitual que promete maior mobilidade e proteção as forças policiais em incursões nas chamadas “zonas quentes”, regiões dominadas por criminosos pesadamente armados onde ocorrem enfrentamentos com as forças de segurança.

O conceito PREDADOR entrega um Veículo Blindado de Transporte de Tropa (VBTP) sobre rodas todo terreno projetado para atuar em ambientes onde a topografia apresenta grandes aclives.



SBT ao Vivo, repórter Jackson Silva - 01/07/2021

O carro possui ângulos de entrada (30,6°) e saída (27,7°) que permitem o deslocamento seguro em áreas de confronto como as elevações topográficas densamente povoadas de grandes cidades brasileiras.

O blindado transporta oito policiais, sendo um motorista, um auxiliar (conhecido como “fiel”), dois atiradores na torre frontal em assentos giratórios acima do motorista (capacidade para disparos frontais e laterais), e quatro agentes posicionados para disparos laterais e no setor traseiro, todos utilizando assentos ajustáveis quanto a altura e distância em relação as gun ports (seteiras).

Ao todo a viatura possui onze gun ports ajustáveis para encaixe do armamento, todos com dupla proteção contra disparos externos. Essas onze posições são servidas por blindagem transparente na parte superior, permitindo a visualização e uso das alças e massas de mira nas armas dos atiradores, o que resulta na maior precisão dos disparos efetuados.

O carro apresenta proteção balística Nível IV e resiste a munição calibre 5,56 mm, 7,62 mm e 30-06 AP, a blindagem resultante sendo construída em aço balístico CAD600, de 4,8 mm de espessura.

Esse material de extrema dureza contém em sua composição uma liga com carbono, silício, níquel, cromo e molibdênio, dessa forma entregando uma alta resistência balística, facilidade de dobra e grande capacidade de aderência a solda durante manuseio de fabricação ou reparos.

Segundo a Combat Armour Defense do Brasil, essa particularidade “proporciona o desempenho balístico mais avançado do mundo”, além disso, o veículo foi projetado com sistema de proteção de 360 graus, com anteparas angulares configuradas para diminuir a eficiência de penetração dos projeteis.

As portas do blindado são equipadas com dobradiças reforçadas assim como as colunas frontais e laterais, os painéis laterais, o painel de instrumentos frontal, o painel traseiro, o piso, teto e torre, enfim, praticamente todo o carro está blindado com esse material.

A blindagem transparente, de 72 mm de espessura, é composta por vidro, poliuretano, polivinil butiral e policarbonato, com capacidade de reter impactos de arma de fogo nível IV.

No trem de rodagem, os pneus utilizam tecnologia Flats Over, permitindo rodar por vários quilômetros mesmo após serem atingidos por disparos.

O veículo está equipado com sistema de reconhecimento facial e câmeras de visibilidade dianteira, traseira e lateral, complementadas por um night vision system frontal.

O protótipo destinado ao desenvolvimento utilizou um chassi Nissan Frontier Attack, 4×4 com o objetivo de mostrar a estrutura do veículo, sua parte operacional e ergonomia para seus ocupantes, mas o veículo de produção é construído sobre o chassi MAN/Volkswagen 11.180, reduzido, 4×4. 

 
Créditos: Canal Caifa Master Dez 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque