Pesquisar este portal

20 julho, 2021

Testes de Aceitação em Campo do Radar Meteorológico RMT 0200 são concluídos com sucesso


*LRCA Defense Consulting - 20/07/21 (com informações da IACIT)

O SAT (Testes de Aceitação em Campo) do Radar Meteorológico RMT 0200 foi realizado com sucesso nos dias 13 e 14 de julho, em São José dos Campos (SP). O radar fabricado pela IACIT é o primeiro banda S de dupla polarização em estado sólido fabricado no Brasil, e está entre os mais avançados do mundo.

Os testes foram realizados por engenheiros e meteorologistas, e os resultados foram validados pelo pesquisador Carlos Frederico de Angelis, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

O SAT (sigla em inglês para Site Acceptance Test) tem como objetivo verificar se todas as características, especificações e desempenho de um equipamento ou produto estão de acordo com o que foi projetado.

O RMT 0200 instalado em São José dos Campos vai fornecer ao Cemaden dados sobre fenômenos meteorológicos severos. Com essas informações, o centro poderá antecipar os alertas de risco de desastres.

“O Radar RMT 0200 superou as expectativas de todos que acompanharam os testes. Foi excelente. E como esse é o primeiro radar meteorológico em estado sólido fabricado pela IACIT, o sucesso do SAT tem um significado ainda maior. Conquistamos nosso objetivo, dominamos uma tecnologia que poucos países dominam”, disse a engenheira Fernanda Menezes, diretora de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da IACIT.

Durante os dois dias de SAT, foram avaliados tanto os parâmetros específicos de cada parte do equipamento quanto o produto final, isto é, a qualidade dos dados meteorológicos que serão fornecidos ao Cemaden. Além das características e funcionalidades do RMT 0200, também foram analisadas a plataforma de software que configura, monitora e controla a operação do radar.

“Os resultados foram positivos em todos os testes, fechamos com chave de ouro”, conclui Fernanda.

Também participaram do SAT os engenheiros da IACIT Divaldo Lopes, Luciano Beraldo e Erivelto de Castro.

Saiba mais sobre o Radar Meteorológico RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido: https://bit.ly/2Ucw9ub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque