Pesquisar este portal

24 agosto, 2021

IACIT realiza Teste de Aceitação em Campo do 25º equipamento do sistema DME 0200 entregue à FAB

25º equipamento do sistema DME 0200


*LRCA Defense Consulting - 24/08/2021

A IACIT realizou esse mês o SAT (Site Acceptance Test - Testes de Aceitação em Campo) do 25º equipamento do sistema DME 0200, utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para auxílio à navegação aérea e que garante mais segurança aos voos realizados no espaço aéreo brasileiro. O equipamento está em Sete Lagoas (MG).

Durante a realização do SAT, o Primeiro Sargento Especialista em Eletrônica, Francisco Pereira de Assis, representante do DTCEA-CF (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins) falou sobre a importância do sistema e do trabalho realizado em conjunto entre a FAB e a IACIT.

“Estamos aqui hoje para a homologação do 25º equipamento DME 0200, que fornecerá informações de orientação para aeronaves em rota e também alguns procedimentos em pouso. Essa parceria da IACIT com a Força Aérea traz diversos benefícios para todos os usuários do SISCEAB - Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.

Também estiveram presentes o represente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Mário Alfredo Pinheiro Moreira; o Terceiro Sargento Darylmar Muniz Oliveira da Fonseca, do DTCEA-CF e o Analista de Projetos da IACIT, Sérgio Henrique Janelato de Oliveira, que acompanhou os testes e o voo de homologação realizado pelo GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo.

“Os testes marcam a entrega oficial em campo do equipamento para posterior homologação e publicação em carta de voo. Os testes são importantes para garantir a operacionalidade, disponibilidade e correto funcionamento, garantindo assim segurança à aviação, pois trata-se de um equipamento de auxílio à navegação aérea”, explicou Sérgio.

Saiba mais sobre o DME 0200
A IACIT desenvolveu o sistema DME (Distance Measuring Equipment) 0200 com tecnologia 100% nacional, seguindo os padrões da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), órgão responsável por regulamentar todos os sistemas de auxílio à navegação aérea em nível mundial.

Classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa), o DME 0200 foi o primeiro equipamento nacional certificado pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à FAB.

*Com informações da IACIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque