Pesquisar este portal

30 agosto, 2021

Rio de Janeiro terá conceito de operação UAM; Eve da Embraer lidera o grupo de trabalho


*LRCA Defense Consulting - 30/08/2021

A Eve Urban Air Mobility (“Eve”), subsidiária da Embraer, está cooperando com parceiros estratégicos e entidades governamentais para o desenvolvimento de um novo conceito de operações (CONOPS) para o futuro mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Rio de Janeiro. O objetivo é converter o conhecimento adquirido em dados de trabalho e estrutura de análise para orientar todos os aspectos operacionais do futuro da UAM.

Sob a coordenação da Eve, a iniciativa reúne a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil) para avaliar a infraestrutura existente e as soluções de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) para habilitar com segurança as operações da UAM por meio do desenvolvimento de futuros tecnologias.

A colaboração substancial do CONOPS inclui parceiros como Helisul Aviation, uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina; Skyports, uma empresa que projeta, constrói e opera vertiports; Flapper, uma plataforma independente para voos on-demand; EDP, uma das maiores empresas do setor energético. Também estão incluídos neste projeto o Beacon, spinoff da EmbraerX com uma plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção da aviação, e a Atech, empresa do Grupo Embraer responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte de sistema de controle aéreo e gestão de tráfego aéreo (civil e militares).

Todas as partes trabalharão para introduzir e acelerar o crescimento do mercado de UAM no Brasil com segurança e com o apoio do RIOgaleão, responsável pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim e da Aviação Universal do Rio de Janeiro, uma das maiores empresas de apoio aeroportuário, além da Associação Brasileira de Aviação Geral ( ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral).

“Queremos explorar conceitos novos e práticos para facilitar a introdução segura da indústria de mobilidade aérea urbana no Brasil. Nesta etapa inicial, descreveremos as principais características e requisitos do ecossistema, sob a ótica dos usuários, parceiros, entidades e órgãos governamentais envolvidos ”, disse André Stein, CEO de Eve. “De acordo com a evolução do conceito, vamos conceber como viabilizar o propósito de democratizar a mobilidade aérea urbana de forma segura, econômica e acessível.”

Essa primeira simulação acontecerá até o final do ano no Rio de Janeiro. Helicópteros convencionais serão usados ​​simulando Aeronaves Verticais Elétricas (EVA, também conhecida como decolagem e pouso vertical elétrico ou eVTOL). A aeronave de Eve será totalmente elétrica, amiga da comunidade, com baixo ruído e zero emissões de carbono. A aeronave foi projetada como um meio, centrado no ser humano, de aproximar as pessoas de seus destinos de maneira eficiente e confortável.

O desenvolvimento de soluções inovadoras da UAM garante acesso seguro e equitativo ao espaço aéreo urbano de forma agnóstica, usando uma variedade de helicópteros convencionais, aeronaves de asa fixa e, em um futuro próximo, EVA. Este trabalho colaborativo com as partes interessadas da UAM alavancará a capacidade operacional para oferecer uma experiência aérea urbana positiva.

Sobre o grupo de trabalho CONOPS
O grupo de trabalho liderado pela Eve Urban Air Mobility começou a trabalhar em agosto de 2021 em um conceito de operações (CONOPS) para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, a partir da cidade do Rio de Janeiro. Mais de 50 membros de instituições como ANAC, DECEA, Helisul, Skyports, Flapper, EDP, Beacon, Atech, RioGaleão, Universal Aviation e ABAG colaboram nesta iniciativa inovadora.

Este CONOPS reúne especialistas em mobilidade para o ecossistema UAM, mapeando as operações e serviços para antecipar as necessidades dos usuários, da comunidade e de outras partes interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque