Pesquisar este portal

23 setembro, 2021

Ares apresenta ao Exército o morteiro de recuo atenuado SPEAR para ser utilizado na viatura 6x6 Guarani


*LRCA Defense Consulting - 23/09/2021

Além de trabalhar em projetos na área de sistemas de armas e torres, a Ares tem atuado também em projetos da Elbit Systems Land, divisão responsável pelas tecnologias para emprego na Força Terrestre.

Recentemente, uma comitiva da empresa esteve no Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro apresentando o morteiro de recuo atenuado SPEAR, que poderá ser integrado à viatura 6x6 Guarani. 

A Ares é uma Empresa Estratégica de Defesa brasileira com mais de 50 anos de experiência comprovada no País, atendendo com excelência às Forças Armadas Brasileiras no desenvolvimento, na produção, no fornecimento e no suporte logístico de produtos que incrementam suas capacidades operacionais. Desde 2010, a empresa é parte do grupo israelense Elbit Systems - um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de Defesa.


SPEAR
O SPEAR da Ares/Elbit Systems é um sistema de morteiro de recuo atenuado de 120 mm para plataformas de alta mobilidade, sendo totalmente autônomo.

O sistema oferece suporte de fogo eficaz, combinando a flexibilidade e a eficácia do poder de fogo de um morteiro preciso com uma excepcional mobilidade tática. O morteiro é um derivado do sistema de morteiros CARDOM já testados em batalha, com mais de 1.000 sistemas amplamente utilizados pelo Exército dos EUA, OTAN, Forças de Defesa de Israel (IDF) e outros.

Melhor cobertura de área e capacidade de sobrevivência - equipado com um sistema de redução de recuo que reduz o morteiro disparando cargas de 30+ toneladas a tão baixo quanto 12-15 toneladas, o “recuo suave” permite que o SPEAR seja montado em uma variedade de veículos táticos leves de alta mobilidade, como o Guarani, picapes, jipes, etc., bem como sobre plataformas maiores sobre rodas ou lagartas.

Comando e Controle - está equipado com dispositivos computadorizados de mira e navegação, permitindo o sistema de morteiro ser operado de forma autônoma e sem a necessidade de pontos de referência externos. O SPEAR pode ser facilmente integrado com uma variedade de C4 ou Sistemas de gerenciamento de batalha (BMS).

Configuração flexível - o sistema pode operar de forma independente com observadores avançados e / ou forças infiltradas. O sistema também pode ser implantado autônomo ou como parte da configuração da bateria / pelotão.

Precisão aprimorada - as informações de segmentação são retransmitidas para o Sistema de Controle de Fogo (SCF) que calcula os dados balísticos e ordena o sistema de assentamento automático do morteiro para posicionar o cano no azimute e na elevação exatos. O sistema é incorporado com um sistema de navegação inercial (SNI) para fornecer a máxima precisão.

Conscientização situacional aprimorada - o sistema gera um quadro tático abrangente que inclui forças amigas e inimigas junto com elementos adicionais do campo de batalha, permitindo uma análise precisa de ameaças e uma previsão de resultados do ataque.



Características principais

• Geração moderna do morteiro montado em veículos comprovado em combate - o CARDOM
• Facilmente integrado com C4I ou BMS e com sistemas de aquisição de alvos.
• Para uso com todos os tipos de munição de calibre liso 120 mm qualificadas.
• Desenvolvimento rápido; dentro e fora da ação em até 60 segundos.
• Alto nível de precisão com GPS e SNI integrados.
• Taxa de explosão de fogo - 12-16 RPM.
• Taxa de fogo sustentada - 3-4 RPM por 10-20 minutos.
• Backup manual completo para estabelecer uma mira (adequado para miras ópticas GFE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque