Pesquisar este portal

domingo, setembro 26, 2021

Conheça o SisGAAz, sistema que protege e vigia as águas brasileiras


*LRCA Defense Consulting - 26/09/2021

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) tem a missão de monitorar, de forma contínua e integrada, as Águas Jurisdicionais Brasileiras e as áreas internacionais de responsabilidade brasileira para realização, quando necessário, de operações de Socorro e Salvamento. Assim, o SisGAAz contribuirá de maneira efetiva no controle do tráfego marítimo e monitoramento da “Amazônia Azul”.

É um Programa Estratégico de elevada prioridade para a Marinha do Brasil, indispensável para a garantia da soberania sobre a “Amazônia Azul” e com potencial imenso para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico no País, além de ser um estuário para a geração de empregos.

Quando implantado, o SisGAAz integrará uma rede de sensores terrestres e marítimos, centros de comando e controle, monitoramento aéreo e ambiental de forma a prover capacidade de controle da mobilidade estratégica das áreas e pronta resposta no caso de ameaça, emergência, desastre ambiental, agressão ou ilegalidade.



Amazônia Azul

26/09 - Dia Mundial do Mar: Amazônia Azul
 

Sistema desenvolvido pela Marinha protege e vigia águas brasileiras

Em  03/08/2021, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve nas instalações da Marinha localizadas no Complexo do 1º Distrito Naval, região central da capital fluminense.

Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o titular da Pasta assistiu à apresentação sobre o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), proferida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

Em parceria com agências e órgãos governamentais, a Marinha coordena a implementação e o aperfeiçoamento do SisGAAz. Esse sistema integra equipamentos compostos por radares em terra e em embarcações e possui a finalidade de monitorar a Amazônia Azul e protegê-la contra ameaças, agressões ou ilegalidades.

A intitulada Amazônia Azul corresponde à parcela de mar, hidrovias e demais águas interiores sobre as quais o Brasil possui jurisdição, responsabilidade e direitos. Equivale a cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão de uma área rica em biodiversidade e recursos naturais.

“Ao longo dos últimos anos, a Marinha consolidou o conceito de Amazônia Azul. Sob permanente vigilância da Força Naval, essa porção marítima representa uma imensidão de riquezas com vertentes econômica, científica, ambiental e social”, ressaltou o Ministro da Defesa.

Pesca, turismo, transporte marítimo, exploração de petróleo, bioenergia e preservação de sítios ambientais são algumas das atividades elencadas dentro do conceito de Amazônia Azul. 

“O sistema destaca-se pela parceria com as outras Forças Singulares, agências e órgãos governamentais, por intermédio da integração entre os atores capazes de fomentar e compartilhar as informações pertinentes para o aperfeiçoamento da pesca, do turismo, do transporte marítimo, da exploração de petróleo, da bioenergia e da preservação de sítios ambientais”, reforçou o Ministro sobre a ampla funcionalidade do SisGAAz.

Na ocasião, o Comandante da Marinha enfatizou a importância de divulgar a iniciativa. “Nós tivemos a oportunidade de tratar sobre o projeto SisGAAz, que é um grande projeto para defender ainda melhor a Amazônia Azul, sob o olhar de quem conduz a iniciativa, o Comando de Operações Navais”, lembrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque