Pesquisar este portal

17 setembro, 2021

Telhas solares para todos poderá ser possível com o Grafeno

 Painéis Solares - Grafeno


*Portal Energia, Energias Renováveis, por Fernando Jesus - 15/09/2021

Durante a pandemia, milhões de pessoas foram obrigadas a ficar em casa, o que levou a um aumento brutal da conta da luz. Mas nem tudo foi mau, pois o segmento da energia solar nos Brasil cresceu como ainda não tinha crescido e poderá mesmo haver produção de energia solar para todos.

Tanto é que o Brasil chegou ao top 10 dos países com mais instalações de sistemas solares em 2020, segundo o mapeamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A produção de energia solar começa assim a ser uma solução escolhida pelas várias classes sociais para reverter o quadro de reajustes constantes nos tarifários de eletricidade, ajustes que acabam por pesar no bolso do consumidor.

Começam assim a surgir novas tecnologias que irão popularizar a produção de energia solar, como as telhas solares, que são produzidas com componentes plásticos 100% reciclados e compostas por grafeno, que absorvem os raios solares, mesmo estando o dia encoberto e chuvoso, e não comprometem a capacidade de gerar eletricidade, pois conseguem armazenar a energia não consumida!

Grafeno, o material do futuro, produção de energia solar para todos
O grafeno é assim o “material do futuro”, tendo por base o grafite, cuja maior reserva mundial fica no Brasil, o que levou ao desenvolvimento da nova telha solar, beneficiando os produtores de grafeno, pois precisavam de uma tecnologia à escala industrial para poderem produzir o material, que tem excelentes propriedades, como resistência, leveza, transparência, flexibilidade e condutividade elétrica.

O grafeno é um material forte, cerca de 200 vezes mais resistente que o aço, mais leve, cerca de cinco vezes mais leve que o alumínio e mais fino, com a espessura de um átomo. Ora, cerca de três milhões de camadas de grafeno empilhadas, têm apenas um milímetro de altura, logo são excelentes caraterísticas que vão de encontro à produção de energia solar para todos, sendo as telhas solares uma solução!

Grafeno aplicado às telhas solares
Com esta tecnologia, uma habitação pode tornar-se autossuficiente em termos de produção de energia, com apenas a instalação de 4 telhas!

Cada telha pode gerar até 30kWh por mês, com o excedente a poder ser vendido à rede, e conforme a necessidade do consumidor, este pode aumentar o número de cápsulas de grafeno, podendo a telha atingir a produção de energia até 105kWh!

Uma solução que irá assim levar a produção de energia solar para todos, ou seja, energia limpa e renovável, com custo mais acessível, a locais que carecem de eletricidade.

O investimento na produção das telhas solares, que produzem 30kWh por mês, é apenas 35% superior à produção das telhas comuns, sem contar que elas são produzidas com recurso a polietileno de alta densidade com recurso a materiais plásticos reciclados.

Esta nova solução ainda se encontra em fase de certificação pelo INMETRO, e irá ser testada em duas habitações com climas distintos. Um na região sudeste e outra na região sul do Brasil! Os resultados obtidos irão influenciar a validação das mesmas e assim iniciar o processo de vendas ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque