Pesquisar este portal

12 outubro, 2021

JIM-LR, o binóculo termal de longo alcance em uso pelo Exército


*LRCA Defense Consulting - 12/10/2021

O Binóculo Termal Compacto (BTC) JIM-LR é um binóculo infravermelho multifuncional de longo alcance, projetado pela empresa suíça Safran Vectronix AG, do Grupo Safran, para aplicações militares e civis.

O JIM LR é especialmente útil para comandantes de pelotão de Infantaria e é ideal para operações das Forças Especiais. Quando integrado aos sistemas GonioLight TI ou GonioLight G-TI, ele atua como um multiplicador de força, aprimorando as capacidades dos observadores avançados e garantindo a precisão mesmo nas condições de visibilidade mais adversas.

Em aplicações civis, o binóculo JIM LR é também um grande recurso durante os esforços de recuperação após desastres naturais. O termovisor resfriado com campo de visão duplo permite às equipes de busca e resgate uma capacidade sem precedentes de detectar e recuperar sobreviventes.

Com seu canal de cor visível separado, telêmetro a laser seguro para os olhos, apontador laser, GPS integrado e bússola magnética digital, o JIM LR oferece uma alta resposta.

Parceria com a IMBEL
Em 2017, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), assinou uma parceria para, dentre outras coisas, a integração do JIM-LR com o compressor tático de vídeo CTV-1400, permitindo, assim, a transmissão de vídeo em tempo real através do rádio portátil TPP-1400, para que seja utilizado pelo observador avançado do Sistema Gênesis, de Artilharia.



Emprego do BTC JIM LR no SISFRON
O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON visa dotar o Brasil de meios de emprego dual aproveitando a efetiva presença do Exército na Faixa de Fronteira, apoiado em um complexo Sistema de Sensoriamento, Integração, Comando e Controle, Apoio à Decisão e Atuação Estratégica de diversos órgãos da República e aumento da operacionalidade e do poder de combate da tropa. Trata-se de um Programa Estratégico, em implantação de acordo com o que prevê a diretriz publicada na Portaria nº 512-EME, de 11 de dezembro de 2017, que envolvem dois aspectos especialmente considerados em todos os processos de contratação relacionados ao SISFRON: alta complexidade tecnológica e defesa nacional.

Conforme publicou o portal Fronteira Militar no vídeo abaixo, de 27 de setembro a 1º de outubro, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), por intermédio da Divisão de Material de Comunicações, Eletrônica e Cibernética, realizou, nas instalações do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), a capacitação para operação e manutenção dos binóculos termais compactos (BTC) para militares de organizações militares do Comando Militar da Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque