Pesquisar este portal

10 novembro, 2021

Eve, da Embraer, firma parceria com a noroeguesa Widerøe Zero para mobilidade aérea urbana


*LRCA Defense Consulting - 10/11/2021

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), uma empresa da Embraer, e a noroeguesa Widerøe Zero assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês). Esta parceria visa desenvolver soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), com foco na implantação de operações de eVTOL na Escandinávia.

O relacionamento entre as duas organizações começou em 2017, quando a Widerøe assinou um pedido de até 15 E190-E2. A maior companhia aérea regional da Escandinávia também é o primeiro cliente da nova geração da família E-Jets E2, iniciando as operações do E190-E2 em abril de 2018, em Bergen, na Noruega.

Agora, com a criação da Incubadora de Negócios de Mobilidade Aérea, a Widerøe Zero, as empresas usarão o veículo eVTOL de emissão zero e baixo nível de ruído para desenvolver um novo conceito de operação, em que os passageiros experimentarão o futuro do transporte elétrico e um novo modelo de mobilidade sustentável, conectando pessoas que vivem em uma região pouco povoada e com geografia montanhosa.

Como parte dessa colaboração, a Widerøe Zero contribuirá com um exercício de disponibilidade de mercado e um estudo de conceito de operação de veículo na Escandinávia, promovendo o desenvolvimento da Eve no mercado de UAM na região.

“A Widerøe Zero está entusiasmada em trabalhar com a Eve no eVTOL. Ainda que a parceria inicial esteja focada na mobilidade aérea urbana, nós temos a expectativa de que os eVTOLs também sejam utilizados em áreas rurais, para transporte de passageiros e cargas. Nossa parceria com a Eve faz parte do nosso plano para acelerar o desenvolvimento da aviação sustentável na Noruega. Estamos ansiosos com a ampliação da parceria para explorar novas oportunidades para melhorar a conectividade regional”, disse Andreas Kollbye Aks, CEO da Widerøe Zero.

“Para contribuir com a meta mundial de eliminar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, a indústria aeroespacial depende de inovações revolucionárias. Com a Mobilidade Aérea Urbana, temos uma oportunidade única de projetar um novo ecossistema de mobilidade otimizado: infraestrutura, veículos, operações e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo”, afirma André Stein, presidente e CEO da Eve. "Estamos entusiasmados em trabalhar junto com a Widerøe Zero para desenvolver soluções de UAM na Escandinávia, com uma experiência totalmente nova e com emissão zero para os viajantes."

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e respaldadas pela história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação de aeronaves e expertise em certificação, a Eve tem uma proposta de valor única ao se posicionar como uma parceira de ecossistema, oferecendo um conjunto de produtos e serviços com os mais altos níveis de padrões de segurança. O design do eVTOL da Eve, centrado no ser humano, combina inovação revolucionária com um design simples e intuitivo. Além do programa de aeronaves, a Eve está aproveitando a expertise da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo reconhecido mundialmente, para criar as soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM no futuro.

Sobre a Widerøe Zero
Widerøe Zero é uma incubadora projetada para uma revolução na aviação. Parte da Widerøe e com sede na Noruega, a incubadora está preparada para os desafios regulatórios, comerciais e financeiros envolvendo a aquisição e a operação de aeronaves com emissão zero de carbono. Seu trabalho é fundamental para a Noruega, onde a geografia favorece voos regionais, já viáveis com as tecnologias disponíveis com emissão zero. Países da Europa e de outros continentes deverão se beneficiar cada vez mais com o conhecimento da Widerøe Zero, na medida em que o leque de opções comerciais de uma nova classe de aeronaves se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque