Pesquisar este portal

sábado, janeiro 29, 2022

WEG fornece motor para moinho de bolas em planta mineradora na Argentina

 WEG fornece motor para moinho de bolas em planta mineradora na Argentina


*LRCA Defense Consulting - 29/01/20222

O uso de moinho de bolas no processo de moagem é uma técnica tradicional muito utilizada para redução do tamanho de partículas ou para a mistura de materiais, empregada em trabalhos industriais diversos, como é o caso das mineradoras. Neste sentido, por se tratar de um ambiente mais severo, se faz necessário o uso de um motor de maior resistência e proteção.

Com soluções eficientes no ramo de mineração, a WEG realizou o fornecimento de um motor de anéis da linha M Mining, carcaça 560, 1.300 kW, 3.300 V, 4 polos, 50 Hz para acionar o moinho de bolas de uma mineradora na Argentina. O motor aplicado torna o processo mais eficiente, garantindo uma maior segurança operacional, além de possuir manutenção simples e reduzida.

Os motores WEG da linha M Mining foram especialmente desenvolvidos com características eletromecânicas que proporcionam durabilidade, resistência e robustez, ideais para operar em ambientes severos do segmento de mineração e cimento. O grande diferencial nesse projeto é que para diminuir a necessidade de ajustes em campo, a WEG adaptou o processo de fabricação para dimensionar a solução conforme as necessidades do cliente.

Este fornecimento consolida a WEG como um dos principais fornecedores de motores para o segmento de mineração na América Latina, além de reforçar a flexibilidade da companhia em cumprir as necessidades específicas dos seus clientes. Para o cliente eleva a confiabilidade na operação e reduz o tempo de parada para manutenção.

Vantagens do sistema de levantamento motorizado de escovas
O novo sistema de levantamento de escovas é a evolução do já consagrado sistema de levantamento de escovas WEG, com incorporação da lógica de funcionamento, recursos para investigação de falhas, acompanhamento de operação via IHM e prevenção de manobras indevidas, simplificando e reduzindo os custos de instalação, operação e manutenção do motor. Para realizar a lógica de operação de forma simples, possui método de operação através de CLP, em conjunto com componentes que viabilizam o funcionamento e facilitam a manutenção. O monitoramento da operação e de eventuais falhas é disponibilizado para consulta no display do CLP integrado para que o usuário possua controle sobre o desempenho deste sistema.

A necessidade de manutenção em comparação a um sistema de escovas fixas reduz consideravelmente, devido às escovas serem levantadas após a partida do motor, além de possibilitar a eliminação ou redução de diversas variáveis, como:

  • Adequação da escova ao ambiente (umidade, formação de patina);
  • Desgaste de escovas (temperatura muito baixa ou alta, rugosidades dos anéis e pressão das molas);
  • Limpeza do compartimento;
  • Necessidade de refrigeração;
  • Adequação de escova (carga, ambiente).

O conjunto de levantamento possui um redutor como meio de atuação, inserindo robustez, confiabilidade e simplicidade ao sistema. O porta escovas trabalha com molas de pressão constante e possui três pontos de inspeção, possibilitando agilidade e visibilidade na manutenção preventiva, preditiva ou corretiva. A leitura da posição interna do mecanismo de levantamento é realizada através de sensores indutivos e os mesmos possuem sistema que indicam seu status de funcionamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque