Pesquisar este portal

domingo, fevereiro 06, 2022

Nióbio: CBMM e Lightning Motorcycles fecham parceria na produção de motos elétricas para quebrar recorde de velocidade

Motocicleta utilizará diversos componentes de nióbio da CBMM | Crédito: Robert Spenser/Divulgação

*Diário do Comércio - 05/02/2022

A CBMM, sediada em Araxá (Alto Paranaíba)  e a Lightning Motorcycles anunciaram, na sexta-feira (4), uma parceria para desenvolver uma motocicleta elétrica que utilizará o nióbio em alguns de seus componentes.

Quebra de recorde
Formalizada em janeiro deste ano, a parceria com a empresa sediada no Vale do Silício (EUA) tem como objetivo fomentar as aplicações de nióbio no setor de mobilidade e criar um veículo de duas rodas elétrico que alcance potência e velocidade suficientes para quebrar o atual recorde de velocidade em terra (Land Speed Record, ou LSR) com uma motocicleta comercial. A iniciativa pretende inovar e testar a aplicação do nióbio em diversos componentes do veículo, de modo a melhorar o seu desempenho e, com isso, ultrapassar a marca dos 400 km/h, informou a companhia mineira, em nota.

De acordo com a gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, a parceria com a Lightning Motorcycles é especialmente estratégica, pois servirá de plataforma para experimentar e testar tecnologias de nióbio em veículos de alto desempenho. “A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens da aplicação do nióbio, uma vez que a adição do material poderá trazer inúmeros benefícios ao projeto visando redução de peso e maior eficiência energética, além de também contribuir diretamente com a segurança.” Mariana completa que o acordo é de longo prazo, uma vez que o protótipo servirá também como conceito para projetos futuros.

“Reduzir o peso é essencial para motocicletas de alto desempenho e, por isso, já estamos utilizando algumas aplicações de Nióbio”, afirma o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield. Confiante com a parceria, ele afirma “estamos entusiasmados em trabalhar com a CBMM para irmos além nas inovações com a tecnologia do nióbio, o que pode gerar benefícios significativos não apenas para motocicletas de alta performance, mas para todos os tipos de veículos.”

Mobilidade elétrica e vantagens para a indústria automotiva
A gerente da CBMM completa que “além das tecnologias já utilizadas pela Lightning no módulo de carregamento da bateria, o Nióbio oferece vantagens quando aplicado em outros materiais que vão além da redução de peso, permitindo uma verdadeira revolução na mobilidade”. A aplicação do nióbio na indústria siderúrgica, por exemplo, já é realidade na fabricação de aços de alta resistência, amplamente utilizados na indústria automotiva, uma vez que permite o desenvolvimento de componentes mais resistentes, que desempenham papel crucial no aumento da segurança veicular.

As possibilidades do nióbio na indústria automotiva são inúmeras e podem ir desde o melhor desempenho do sistema de freio, propiciando menor desgaste, maior durabilidade e melhor eficiência desse componente, até o uso em materiais para cátodos e ânodos de baterias veiculares para obter características únicas de recarga ultrarrápida e maior densidade energética em comparação às tecnologias empregadas nas baterias de íons de lítio tradicionais. “Atualmente, as tecnologias contendo nióbio estão entre os materiais mais avançados para o desenvolvimento da próxima geração de baterias”, destaca Mariana Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque