Pesquisar este portal

28 fevereiro, 2022

Soluções WEG geram melhoria na gestão de energia em empresa do ramo de avicultura

Soluções WEG geram melhoria na gestão de energia em empresa do ramo de avicultura


*LRCA Defense Consulting - 28/02/2022

O setor de congelados e frios, do ramo de avicultura, requer cuidados especiais desde a produção, armazenamento até o transporte, sendo um segmento em constante crescimento levando em conta que grande parte da população prefere comprar alimentos congelados para facilitar o preparo e consumo. Neste sentido, a busca contínua pela melhoria na gestão da energia elétrica, indispensável em todos processos, bem como a possibilidade do monitoramento da demanda contratada versus a demanda consumida, despertou o interesse do gerente da unidade da Granja Pinheiros, Sr Eduardo Hoffmann, pelas soluções digitais desenvolvidas pela WEG.

A Granja Pinheiros, localizada em Grão Pará (SC), é uma empresa familiar que tem contribuído para o desenvolvimento da economia local com sua participação expressiva no segmento de alimentos congelados e resfriados de aves. Diante deste cenário, a Eletrojo, de Braço do Norte (SC), empresa parceira no programa WEG Digital Solution Provider, com objetivo de identificar os desperdícios e promover a tomada de decisão, atuou como engenharia especializada e executou o projeto para o gerenciamento e supervisão do sistema de energia da granja.

Após mínima intervenção técnica nas instalações do cliente, multimedidores de grandezas elétricas MMW02-M e demais periféricos foram instalados. Para a gestão de energia e utilidades também foi instalada a solução WEG Energy Management, que é um software que transforma dados coletados em informações valiosas para o monitoramento e gestão dos recursos em tempo real e de forma amigável.

Segundo Eduardo Hoffmann, a solução WEG Energy Management proporciona acompanhamento do consumo de energia, promove a gestão das variáveis elétricas e picos de demanda gerando alarmes em tempo real. O cliente também destaca que obteve redução financeira na conta de energia elétrica, alcançando redução de 8% na demanda consumida, 18% de redução no consumo de energia elétrica na ponta e 14% de redução na faixa fora de ponta. Tudo isso sem afetar o processo e a capacidade produtiva da granja.

Além disso, está em curso mais uma etapa do projeto, ou seja, a expansão da quantidade de pontos monitorados possibilitando o rateio do consumo de energia por área produtiva e ainda a tomada de ações para aumento de eficiência energética. A solução de monitoramento online garante a perenização das ações para eficiência energética o que permite um ciclo virtuoso de melhoria contínua como prevê o programa de Eficiência Energética 4.0 da WEG Digital.

A parceria da WEG, Eletrojo e Granja Pinheiros, somadas ao uso do WEG Energy Management, promoveu uma solução eficiente no mercado, trazendo agilidade na tomada de decisões e valores expressivos de redução de consumo de energia elétrica. Este resultado garantiu o payback de um mês para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque