Pesquisar este portal

01 março, 2022

Vendas de armas nos EUA continuam a aumentar, diz nova pesquisa

Vendedor mostra uma das pistolas (Taurus) em seu estande no SICUR 2022 International Security Show. (Foto de Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images)

*FOX Business, por Michael Ruiz - 25/02/2022

As vendas de armas de fogo americanas permaneceram fortes em 2021, com quase 19 milhões de unidades vendidas legalmente nos EUA, o segundo maior total nas últimas duas décadas, de acordo com uma nova pesquisa do grupo de segurança doméstica e pessoal SafeHome.

As vendas  foram 40% superiores a 2019, embora tenham caído 13% em relação à alta (recorde) de 2020, revelam dados anuais compilados pela SafeHome.org .

"Em uma base geral e ajustada à população, mais pessoas estão comprando armas em quase todos os estados", segundo a organização.

Corie Colliton, editor sênior de pesquisa do setor da SafeHome.org, disse à FOX Business que 2019 viu cerca de 13,5 milhões de armas de fogo vendidas. Esse número cresceu para 21,5 em 2020 antes de cair um pouco no ano passado.

Quanto a 2022, Colliton se recusou a fazer projeções sobre onde as vendas podem terminar ainda este ano.

Dados mais recentes
Texas, Flórida, Califórnia e Pensilvânia tiveram mais de 1 milhão de vendas de armas no ano passado. O estado com o menor número foi o Havaí, com apenas 33 – o que na verdade é mais do que foi vendido lá um ano antes.

Em 2020, os americanos compraram mais de 21 milhões de armas, de acordo com a pesquisa. A alta anterior havia sido em 2016, com 16 milhões.

No entanto, a taxa de mortalidade por armas de fogo também aumentou cerca de 14% no ano passado, segundo o estudo. Apenas oito estados ficaram sem um incidente relacionado a armas de fogo em uma escola em 2021, disse Colliton. Os estados que mais viram problemas foram Illinois, Califórnia, Nova York e Carolina do Norte, nessa ordem.

'Criminosos agindo com impunidade'

“Nos últimos dois anos, americanos cumpridores da lei assistiram criminosos agindo com impunidade enquanto departamentos de polícia são desfinanciados”, disse Lars Dalseide, porta-voz da National Rifle Association, à FOX Business na segunda-feira. "Eles aprenderam que sua segurança é, em última análise, sua responsabilidade. Essas são as principais forças motrizes para o aumento das vendas de armas e também para o aumento do apoio à legislação constitucional de porte apoiada pela NRA, tornando legal que os proprietários de armas cumpridores da lei as carreguem para autodefesa sem uma autorização do Estado”.

Os pesquisadores usaram dados do National Instant Criminal Background Check (NICS) do FBI para todos os 50 estados e Washington, DC, para estimar as vendas.

O aumento nas vendas de armas também ocorre em meio ao crescente interesse em treinamento de sobrevivência e preparação para desastres, dizem os líderes do setor à FOX Business, bem como treinamento de armas de fogo para um número crescente de proprietários de armas de primeira vez.

Dave Katz, CEO do Global Security Group, disse que as preocupações com a segurança pública entre os moradores suburbanos que vivem perto de áreas atingidas por tumultos no verão passado podem ter levado muitos deles a comprar armas pela primeira vez.

"As pessoas viram agitação imediata e também perceberam que a aplicação da lei não seria capaz de protegê-las", disse ele à FOX Business na segunda-feira. "Há também uma tendência geral de comprar armas de fogo toda vez que um governo democrata assume o cargo - o medo é que a legislação limite a disponibilidade de certos tipos de armas de fogo".

Os dados do SafeHome de anos eleitorais anteriores mostram picos nas vendas de armas em todas as eleições presidenciais mais recentes, desde o primeiro mandato do presidente Barack Obama.

Aumenta a procura por treinamento
Katz também disse que mais alunos estão se inscrevendo para treinamento de segurança com armas.

“Temos muito interesse nas próximas aulas agora que estamos saindo dessas restrições ridículas do COVID”, disse ele à FOX Business na segunda-feira. "Existem milhões de proprietários de armas de primeira viagem que precisam de treinamento e percebem esse fato."

Shane Hobel opera uma escola de treinamento de sobrevivência no norte do estado de Nova York, onde ele disse que está vendo uma duplicação de alunos fazendo cursos de segurança com armas de fogo.

'Aumento de 100% nas vendas de armas'
"Houve um aumento de 100% nas vendas de armas", disse ele. "As lojas aqui estão sempre cheias. As vendas estão nas alturas."

Hobel disse que pode ser porque os democratas estão controlando as alavancas de Washington, DC, por enquanto, e as pessoas temem novas leis de controle de armas.

"As pessoas estão despertando para o potencial de exagero do governo, novamente", disse ele. "Não são apenas os homens, é literalmente todo mundo que está comprando."

O aumento das vendas de armas também ajudou a gerar um lucro inesperado de US$ 1,5 bilhão este ano em financiamento para a conservação da vida selvagem, anunciou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA em 11 de fevereiro.

Impostos sobre o equipamento de caça, tiro e pesca, bem como combustível para barcos, levaram ao financiamento.

A Associated Press informou que o programa de 85 anos cresceu 60% este ano e superou o recorde histórico de US$ 808 milhões estabelecido em 2015.

*Veja a matéria completa no link da FOX Business no início da reportagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque