Pesquisar este portal

18 março, 2022

Eve, da Embraer, firma parceria com a Acciona


*LRCA Defense Consulting - 18/03/2022

A Eve UAM, LLC, uma empresa da Embraer, e a Acciona, empresa global líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada, anunciaram hoje uma parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema global e sustentável de Mobilidade Aérea Urbana.

Nos termos da parceria, com a consumação da combinação de negócios da Eve com a Zanite Acquisition Corp., a Acciona investirá US$ 30 milhões e se juntará ao grupo de investidores estratégicos que atualmente apoiam o desenvolvimento da Eve e seu plano de negócios. Como parte do acordo, José Manuel Entrecanales, presidente e CEO da Acciona, passará a ser um dos sete membros do Conselho de Administração após a entrada da Eve na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que deve acontecer no segundo trimestre de 2022.

“Gostemos ou não, a população mundial está cada vez mais concentrada em cidades maiores. Manter a pegada climática destas áreas urbanas sob controle é um dos maiores desafios do processo de descarbonização em que todos estamos envolvidos”, disse José Manuel Entrecanales. “Modelos de transporte aéreo urbano como o proposto por Eve podem ser muito úteis ao considerar diferentes soluções de mobilidade sustentável. Participar de um projeto tão inovador quanto o Eve nos permitirá continuar avançando nesse caminho.”

“Nosso acordo com a Acciona reforça o compromisso da Eve em entregar um ecossistema UAM sustentável, que inclui não apenas nosso eVTOL de emissão zero – veículo elétrico vertical de decolagem e pouso – mas também a infraestrutura verde que dará suporte a esse novo meio de transporte. Sua capacidade de construir essas infraestruturas, somada às suas credenciais de ponta em sustentabilidade, trazem habilidades e conhecimentos essenciais para o negócio que nos ajudarão a manter nossa distinção no mercado”, disse André Stein, co-CEO da Eve.

A parceria também beneficiará novas iniciativas industriais no desenvolvimento de um ecossistema UAM sustentável, incluindo vertiports, contratos de compra de energia, soluções de carregamento de bateria e manuseio. Em 2021, 93% dos investimentos do Grupo Acciona estavam alinhados à taxonomia da União Europeia para atividades sustentáveis. A empresa evitou a emissão de 13,4 milhões de toneladas de CO2 (+1,5%) durante o ano, terminando aquele ano como a empresa de eletricidade mais sustentável da Espanha e a segunda mais sustentável do mundo, de acordo com o  Sustainability Yearbook 2022  publicado pela S&P Global.

Em dezembro de 2021, a Eve anunciou que planeja listar suas ações na NYSE por meio de uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition Corp. (Nasdaq: ZNTE, ZNTEU, ZNTEW), uma empresa de aquisição de propósito específico focada no setor de aviação. Após o fechamento da transação com a Zanite, esta mudará seu nome para Eve Holding, Inc. e suas ações ordinárias e warrants deverão ser negociados na NYSE sob os novos códigos “EVEX” e “EVEXW”, e a Eve se tornará uma subsidiária integral da Eve Holding.

Até agora, a Eve atraiu um grupo de investidores estratégicos complementares que trazem um conjunto incomparável de capacidades que abrangem o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), incluindo operadoras de asa fixa (Republic Airways e SkyWest), locadoras de aeronaves (Azorra e Falko), financiamento ( Bradesco BBI) e fornecedores de tecnologia (Rolls-Royce e Thales), além de players do setor de defesa (BAE Systems).

Sobre a Acciona
A Acciona é uma empresa global, líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Sua oferta de negócios inclui energia renovável, tratamento e gestão de água, sistemas de transporte e mobilidade ecoeficientes, infraestruturas resilientes, etc. A empresa é neutra em carbono desde 2016. A Acciona registrou vendas de € 8,1 bilhões em 2021 e está presente em mais de 60 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque