Pesquisar este portal

17 agosto, 2022

Maxion, Embraer e IPT se unem com foco na mobilidade

Foto: Pixabay

*Auto Indústria - 16/08/2022

Com a finalidade de desenvolver pesquisas e estudos em processos para o uso de fibra de carbono para aplicação em iniciativas de mobilidade urbana, a Maxion Structural Components, a Embraer e o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológic,anunciam uma parceria que terá duração de 24 meses, contando com investimento de R$ 2,5 milhões.

“Embora as aplicações de compósitos à base de fibra de carbono sejam abrangentes e potencialmente úteis a muitas outras indústrias, hoje estão concentradas no desenvolvimento e construção de estruturas aeronáuticas, artigos de defesa e autopeças, que sedimentam o conhecimento para que futuramente possam beneficiar outros segmentos, como petróleo e gás, naval, saúde, lazer, infraestrutura, geração e transporte de energia elétrica e eólica”, explica Tanila Faria, engenheira de materiais compósitos do desenvolvimento tecnológico da Embraer.

O projeto conta com a participação da startup Subiter, especializada em inspeções não destrutivas de compósitos por infravermelho, e com o fomento de P&D da Embrapi. O estudo será coordenado pelo IPT no Laboratório de Estruturas Leves (LEL), responsável pela execução da pesquisa, elaboração e fabricação dos modelos (computacional e real), além da gestão das atividades.

A Embraer contribuirá com sua expertise em compósitos e design de produtos, e a Maxion Structural Components (MSC) com o desenvolvimento de processos produtivos de alta cadência para o setor de mobilidade.

“Com esse projeto vamos unir o profundo conhecimento da Embraer no uso de fibra de carbono com a nossa capacidade de produção rápida, desenvolvida em outros projetos com o IPT”, afirma Marco Tulio Ricci, diretor global de inovação da MSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque