Pesquisar este portal

27 outubro, 2022

Egito estaria considerando o Embraer C-390 como opção para modernizar sua aviação de transporte


*LRCA Defense Consulting - 27/10/2022

Como o Egito já havia manifestado anteriormente a intenção de melhorar a capacidade de transporte aéreo estratégico (SAC) para suas forças militares, fontes internacionais asseguram que o Ministério da Produção Militar do país africano (MoMP) está interessado em três opções de diferentes empresas de defesa. Uma dessas opções seria a aeronave multimissão brasileira Embraer C-390 Millennium.

Em meados deste ano, uma delegação das indústrias de defesa brasileiras viajou para vários países árabes, incluindo Egito e Marrocos, a bordo de um Embraer KC-390, para discutir as possibilidades de acordos militares.

No Egito, a Embraer apresentou uma oferta à Força Aérea desse país para a aeronave de transporte militar C-390 Millennium em um acordo que incluiria transferência de tecnologia e que, se bem sucedido, derrubaria a compra de 12 aeronaves C-130J-30 Hercules da Estados Unidos, que foi aprovado em janeiro pelo Departamento de Estado norte-americano.

A oferta foi apresentada após a assinatura de acordos de cooperação e transferência de tecnologia militar entre Brasil e Egito.

O C-390, além de competitivo em custo, possui maior capacidade de carga útil, 26 toneladas, em comparação às 20 toneladas do Hércules. Em sua versão KC-390, ele pode realizar operações de reabastecimento aéreo e transportar 34 toneladas de combustível, além de decolar e pousar em pistas curtas e despreparadas.

A Embraer deve apostar bastante nessa oportunidade, oferecendo facilidades financeiras e vantagens relacionadas ao offset para tornar sua proposta uma oferta suficientemente atrativa em relação à da gigante norte-americana Lockheed Martin. 

Marrocos, Tunísia e Argélia

Na África, o Marrocos também sofre com a obsolescência da frota de aeronaves de transporte Hércules operada pela sua Força Aérea, e está de olho, à semelhança da Tunísia, Argélia e Egito, em opções para substituí-la por outra mais moderna, de maior capacidade e de custo/benefício mais atrativo, característas estas em que o Embraer C-390 Millennium se encaixa perfeitamente.

Africa Airforce Forum 2022

De 26 a 27 de outbro, a Embraer está participando do Africa Airforce Forum 2022, em Dakkar. Este é um evento muito importante para o continente, haja vista conta com a participação das Forças Aéreas de diversos países africanos e com muitas das empresas de Defesa locais debatendo conjuntamente sobre oportunidades para melhorar as soluções de defesa para sua região.

O Embraer A29 SuperTucano e o Embraer C-390 Millennium são apresentados como soluções certas para as Forças Aéreas do continente africano, pois possuem capacidades avançadas e custos competitivos de aquisição e de manutenção.

Embraer no Africa Airforce Forum 2022

Delegação comercial e de defesa brasileira que viajou à Africa e ao Oriente Médio em meados de 2022 a bordo de um KC-390




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque