Pesquisar este portal

16 outubro, 2022

Primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa chega a Portugal


*LRCA Defense Consulting - 16/10/2022

Após ter decolado ontem da sede da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, já está em solo português a primeira aeronave KC-390 adquirida por Portugal, onde equipará a Força Aérea desse país.

Escoltada por dois F-16M da Força Aérea, na manhã de hoje, 16 de outubro, aterrisou em Beja, na Base Aérea N.º 11 (BA11), a primeira de cinco aeronaves com as cores nacionais portuguesas.

O próximo passo será a integração com os equipamentos da OTAN e a obtenção dos certificados expedidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes da entrega à Força Aérea.

Em 2019, Portugal adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador, e a primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.


Portugal, Hungria, Holanda e (por que não?) USAF
As aquisições do KC-390 por Portugal, Hungria e Holanda abrem o caminho para que o KC-390 seja adquirido por outros países da OTAN.

Em junho de 2022, o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a seleção do C-390 Millenium para substituir a atual frota de C-130 Hercules. A Holanda, que terá uma frota de cinco C-390, destacou na escolha o desempenho e a produção operacional da aeronave.

As Forças Armadas de Portugal e as Forças de Defesa da Hungria irão iniciar as operações com o KC-390 em 2023 e 2024, respectivamente. As frotas dos dois países serão configuradas para realizar reabastecimento aéreo e serem totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em aviônica e comunicações. A frota das Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo a contar com a configuração de uma Unidade de Terapia Intensiva, característica essencial para a realização de missões humanitárias. 

No dia 19 de setembro, a empresa anunciou que, em parceria com a americana L3Harris, será desenvolvido um “Agile Tanker” (solução de tanque aerotransportado que é otimizada para Agile Combat Employment e Joint All-Domain Command and Control) baseado no KC-390, uma opção de reabastecimento aéreo tático ágil para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e aos requisitos da Força Conjunta, especialmente para ambientes sob disputa. Ao combinar a experiência da L3Harris em integrar sistemas de missão com a avançada plataforma Embraer KC-390 Millennium, ambas as empresas estão preparadas para fornecer a próxima geração de aeronaves de reabastecimento ao Departamento de Defesa dos EUA e à USAF, bem como às forças aéreas de países aliados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque