Pesquisar este portal

13 novembro, 2022

Argentina e China estreitam relações de defesa. Podem vir aí o caça JF-17 e o blindado NORINCO 8x8


*télan digital - 11/11/2022

O embaixador argentino em Pequim, Sabino Vaca Narvaja, reuniu-se esta quinta-feira com a China National Aero-Technology Import & Export Corporation (CATIC) para analisar o andamento do projeto de possível aquisição de aeronaves JF-17 de terceira geração, no âmbito da 14ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, também conhecida como Airshow China, que abriu na cidade portuária de Zhuhai, província de Guangdong.

Vaca Narvaja argumentou que o projeto de cooperação promovido pelo Ministério da Defesa poderia ser "histórico e transcendental para nosso país e nosso sistema de defesa e permaneceria na história das forças armadas argentinas". Da mesma forma, destacou que o Ministro da Defesa, Jorge Taiana, era o chanceler argentino quando começou a cooperação com o CATIC, marcando uma continuidade no esquema de relacionamento com a China iniciado no governo da atual vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner.

Durante a conferência de imprensa, o embaixador destacou “a importância da cooperação com a China em matéria de defesa porque as aeronaves produzidas pela CATIC não incorporam tecnologia de nenhum país com quaisquer restrições à sua venda ao nosso país”.

Da mesma forma, quando questionado sobre os aviões adquiridos durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri, afirmou que "Esses aviões incorporaram tecnologia britânica e nosso país sofre com o veto inglês, o que significa que não podemos obter as peças de reposição necessárias para eles."

“A cooperação de defesa com a China não tem condições e é o caminho para consolidar nossa soberania territorial ”, enfatizou Vaca Narvaja. As declarações do representante na China juntam-se às do titular da pasta da defesa Jorge Taiana que há meses manifestou que “a relação com a China vai dar um salto em matéria militar”.

Da embaixada argentina na China também ficou claro que a cooperação em defesa com a China não se limita à possibilidade de aquisição de aeronaves JF-17. Conforme relatado, com a China North Industries Group Corporation Limited (NORINCO), o governo está avançando em um projeto que contemplaria não apenas a aquisição de veículos blindados 8x8, que são utilizados em missões de paz e solicitados pelo Exército Argentino, mas também a possível instalação na Argentina de uma fábrica para fabricação desses veículos.

Neste contexto, Vaca Narvaja teve uma reunião com as mais altas autoridades da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria da Defesa Nacional da China (SASTIND).

Em todas as reuniões de defesa, o diplomata manteve como ideia fundamental que a cooperação com a China deve incluir vínculos produtivos para o ecossistema militar argentino. Nesse sentido, expressou que é clara a vontade do governo de Alberto Fernández de ter um sistema de defesa à altura das necessidades da Argentina.

“Empresas-chave para a defesa de nossos recursos naturais, como FADEA, Tandanor e Fabricaciones Militares, deixaram de receber contribuições do tesouro durante o governo anterior”, disse Vaca Narvaja.

===xxx===

Imagens ilustrativas

Chengdu JF-17/Pulqui-111

Norinco VN1 8x8 wheeled armoured vehicle


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque