Pesquisar este portal

26 novembro, 2022

Centauro II, o poderoso novo blindado 8x8 do Exército Brasileiro


*LRCA Defense Consulting - 26/11/2022

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Logístico (COLOG) / Diretoria de Material (DMat), elegeu o sistema Centauro II 120 mm da Società Consortile Iveco – Oto Melara (CIO) como o primeiro da lista dentro o processo de aquisição denominado Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas (VBC Cav – MSR 8×8).

O blindado Centauro II é um sistema 8×8 sobre rodas equipado com armamento de 120 mm, representando o que há de melhor no setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, desempenho de tiro, comunicação e proteção da tripulação.   

Centauro II
O novo veículo blindado Centauro II representa uma nova etapa na evolução do célebre veículo blindado Centauro I 105mm/120mm, o primeiro veículo antitanque com rodas 8x8 do mundo com canhão de alta precisão.

No que diz respeito à mobilidade, em particular, a relação peso/potência, aumentada para 24 CV/tonelada, oferece desempenhos inigualáveis ​​em termos de velocidade e aceleração, graças ao motor IVECO de nova geração, com mais de 720 CV, e à modernização associada da transmissão, sistema de freios e eletrônica de controle.

O controle digital da pressão dos pneus (CTIS), aliado aos sistemas run-flat, a nova suspensão e a baixa pressão nominal no solo permitem que o novo blindado Centauro se desvencilhe de qualquer tipo de terreno.

Quanto à blindagem balística, os níveis de proteção são significativamente mais altos do que no passado, com um chassi de casco completamente reorganizado e design de torre, balística complementar integrável e soluções técnicas, testadas de acordo com o padrão AEP 55, capazes de lidar com ameaças como minas, IEDs e as munições cinéticas de última geração.

A segurança da tripulação também foi aumentada, com particionamento de munição de reserva e estoques dentro do casco, além dos sistemas NBC, combate a incêndio e antiexplosão de última geração.


No que diz respeito à ergonomia, as reservas de munição no casco são automatizadas, assim como o novo sistema de carregamento automático na torre.

O canhão de 120/45 mm de terceira geração (opcional 105/52 mm intercambiável para 120 mm), com freio de boca de baixo recuo integrado e estabilizado, fornece o mesmo poder de fogo que a maioria dos tanques principais de batalha modernos, com a capacidade de disparar todos os 120mm de última geração  APFSDS da OTAN e munições MP multifuncionais.

A torreta, equipada com novos assentos antiminas, conta com uma tripulação de três homens - comandante, artilheiro e carregador - podendo este último utilizar o novo sistema de carregamento automático, podendo também realizar operações de carregamento manual, como reserva, ou outras operações de emergência.

O equipamento optrônico inclui uma mira panorâmica de comandante e mira de artilheiro, ambas de última geração, e uma mira auxiliar para uso em modo degradado.


O veículo é totalmente integrado à rede (para NCW).

Na torre, como alternativa à metralhadora antiaérea montada em mesa giratória externa, pode ser instalada uma torreta HITROLE Light operada remotamente, com a possibilidade de usar metralhadoras calibre 7.62 ou 12.7, bem como AGLs de 40 mm, integradas com o sistema de tiro, permitindo que o carregador realize a vigilância do campo de batalha de uma posição protegida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque