Pesquisar este portal

24 dezembro, 2022

Dirigível da Airship é certificado pela ANAC


*LRCA Defense Consulting - 24/12/2022

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo para o Dirigível ADB-3-3, da Airship do Brasil, no dia 22 de dezembro.

O ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte americano (modelo 138S) que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m3 (138 000 cu.ft) e possui capacidade de seis assentos.

Devido à obsolescência de materiais e algumas recomendações do National Transportation Safety Board (NTSB), dos Estados Unidos (EUA), a produção do modelo 138S foi descontinuada. O ADB-3-3 atende as recomendações do NTSB e moderniza o projeto da aeronave. Foram eliminadas todos os materiais desatualizados, o que levou o dirigível ao estado da arte no que diz respeito a sistemas aviônicos.

Processo de certificação
A ANAC recebeu da Airship do Brasil a solicitação para certificação do modelo ADB-3-3 em 2018. A partir do requerimento, foram iniciados os processos associados à certificação do modelo, com a realização de avaliações documentais, análises de dados de engenharia, acompanhamento da fabricação do protótipo, verificações de conformidade com o projeto e realização dos ensaios em solo e em voo, necessários para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis.

O processo de certificação contou com a participação de diversos profissionais da Agência, entre técnicos, engenheiros de diversas especialidades e pilotos.


Airship do Brasil
Máquinas voadoras que remetem ao passado, os dirigíveis ainda são um meio de transporte eficiente e com diversas aplicações, como transporte de carga, patrulhamento de infraestruturas e publicidade.

Fundada em 2005 na cidade de São Carlos (SP), a Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados colocou o Brasil no seleto grupo de países construtores de dirigíveis. Outras nações que detém o ciclo completo para construir esse tipo de aeronave são os EUA, França, Alemanha, Reino Unido e China.

A Airship iniciou suas atividades com projetos de dirigíveis não tripulados radiocontrolados, os modelos ADB-1 e ABD-2, testados em 2009. A empresa também desenvolveu balões cativos de vigilância. A maior aeronave desenvolvida pela empresa, o ADB-3 voou em 2017.

A Airship do Brasil é especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar (lighter than air - LTA). Localizada em São Carlos, a ADB é uma empresa 100% nacional pertencente as empresas Bertolini. É reconhecida por incorporar em seus projetos o que há de mais avançado em tecnologia. Conta, ainda, com um escritório de relacões institucionais na cidade de Brasília, DF.

Focada no desenvolvimento de equipamentos mais leves que o ar voltados para o transporte de carga, patrulhamento de infraestruturas, serviços de sensoriamento e monitoramento, a Airship oferece ainda serviços de apoio logístico, segurança, vigilância, publicidade, geofísica aérea, meteorologia e meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque