Pesquisar este portal

24 janeiro, 2023

WEG fornece motores de grande porte para plataforma de petróleo em Gana


*LRCA Defense Consulting - 24/01/2023

Seis motores de grande porte WEG foram instalados em uma plataforma de petróleo na costa de Gana, em um cronograma escalonado do final de 2020 até 2022. Para essa aplicação os motores elétricos fornecidos atendem às normas IEC e às especificações de áreas classificadas associadas, que certificam equipamentos para uso em atmosferas explosivas. Considerando o ambiente marítimo agressivo, todas as máquinas WEG também contaram com pintura epóxi resistente e com grau de proteção IP65.

Outra especificação dos motores é que eles são refrigerados por um trocador de calor ar-água IC81W, o ar do circuito interno de refrigeração é circulado através rotor e do estator que são as partes do motor que mais geram calor. Um trocador de calor então extrai o calor do ar do circuito interno que passa por ele com água fornecida pelo sistema de refrigeração da plataforma.

Para esta aplicação foram selecionados os motores WEG da linha Master. Ao todo são seis máquinas, sendo quatro motores de 9.500 kW, carcaça 800 e outros dois de 7.000 kW, carcaça 710, os maiores chegando a pesar 23 toneladas. Devido a limitação de capacidade do guindaste da plataforma todos os motores foram enviados desmontados, na forma de componentes, para montagem no local.

Para isso, todos os componentes foram embalados separadamente, com cuidado especial para a proteção do rotor, por se tratar de um item crítico. As embalagens foram enviadas e armazenadas no cliente em Gana antes de serem levadas para a plataforma de petróleo offshore.

Apesar das interrupções causadas pela Covid-19 e das condições logísticas desafiadoras a Zest, subsidiária WEG no continente africano, está fornecendo, testando e instalando com sucesso estes motores. Inicialmente a Covid-19 também impossibilitou a presença física do cliente na fábrica do Brasil e, de modo a manter o cronograma de entregas, foi utilizado o sistema de inspeções virtuais da WEG.

Os técnicos da WEG montaram os motores elétricos na plataforma de petróleo, incluindo as diversas conexões elétricas e hidráulicas e tubulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque