Pesquisar este portal

27 março, 2023

Perspectivas da Embraer crescem após Sukhoi Superjet, Bombardier e Mitsubishi saírem do mercado


*ATO.ru - 27/03/2023

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer está fazendo mais uma tentativa séria de penetrar no mercado chinês. O CEO da empresa, Francisco Gomez Neto, está planejando uma visita oficial à China e não esconde que estuda a possibilidade de criar uma linha de montagem final de aeronaves no país.

"A linha de montagem, o centro de separação é a nossa mensagem para esta semana", disse Gomes Neto sobre sua próxima viagem. O investimento para expandir a presença industrial na China ocorrerá no caso de um grande pedido de jatos regionais da próxima geração da série E2 que justificaria o investimento na construção de instalações de fabricação no exterior.

A empresa brasileira prefere atuar enquanto outros participantes do mercado - fabricantes Boeing, Airbus e muitos fornecedores - avaliam se devem fazer mais pedidos no exterior, à medida que as tensões entre China e Estados Unidos continuam aumentando. E com a recente visita do presidente Xi Jinping a Moscou, o governo chinês sinalizou um estreitamento das relações amistosas com a Rússia.

A Embraer vê a China (e a Índia) como uma "grande oportunidade" para construir uma grande frota asiática de E-Jet-E2 para complementar sua frota de aeronaves de fuselagem estreita. "Na verdade, perdemos três concorrentes", disse Arjan Meyer, presidente comercial e diretor executivo da divisão de aeronaves civis da Embraer. "A Bombardier, a MRJ Mitsubishi e as russas [Sukhoi Superjet] mudaram de rumo no momento. Mas temos dois dos principais concorrentes que não saíram, um nos EUA [Boeing] e outro na França [Airbus]."

A canadense Bombardier vendeu o programa de jatos regionais CSeries em 2018 para a Airbus, que o renomeou como A220. O Japão se despediu de suas ambições de aeronaves comerciais em fevereiro, com a Mitsubishi encerrando o programa SpaceJet (MRJ) . O jato regional russo Superjet 100 caiu sob sanções ocidentais (em março de 2022 após o início do CBO), não pode ser produzido em sua forma atual e levará muitos anos para organizar a produção em massa do importado SSJ-New.

A confiança nas perspectivas da China rendeu à fabricante brasileira de aeronaves um certificado de tipo para o Embraer E190-E2 , emitido pela Autoridade de Aviação Civil da China (CAAC) em novembro do ano passado.

A Embraer já tinha uma linha de montagem final na China. Entre 2003 e 2016, jatos regionais E145 de 50 assentos foram produzidos pela joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry. No entanto, o projeto não teve sucesso; a fábrica produziu apenas 40 dessas pequenas aeronaves.

Cerca de 90 aeronaves da família Embraer E-Jet da geração anterior operam atualmente na China. As maiores operadoras são Guangxi Beibu Gulf Airlines, Colorful Guizhou Airlines e Tianjin Airlines, cujas frotas consistem principalmente em aeronaves de longo alcance, o E190LR.

Em previsão recente, a Embraer estimou a capacidade do mercado chinês para novas aeronaves de até 150 assentos em 1.445 unidades nos próximos 20 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque