Pesquisar este portal

30 março, 2023

República Tcheca mais próxima de adquirir o Embraer C-390 Millenium?

Participantes do Users Group C-390

*LRCA Defense Consulting - 30/03/2023

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390 Millennium, é a nova geração multimissão de transporte militar que oferece mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, conforto aprimorado e segurança, bem como gerenciamento otimizado de custos operacionais reduzidos ao longo de seu ciclo de vida, tudo em uma única plataforma.

Para o desenvolvimento e produção da aeronave multitarefa, a Embraer firmou parcerias com a Argentina, Portugal e República Tcheca, cabendo a este último fornecer a porta dianteira esquerda, portas traseiras, parte da rampa de acesso traseira e a seção traseira da fuselagem.

Em junho de 2022, a Embraer apresentou o KC-390 Millennium para autoridades da República Tcheca, no aeroporto de Pardubice, incluindo a ministra da Defesa Jana Cernochová, quando foi feita uma demonstração em solo e voo, incluindo o carregamento e transporte de um veículo blindado Pandur II.


C-390 Millennium em demonstração na República Tcheca

Em 17 de janeiro deste ano, a Força Aérea Portuguesa recebeu uma delegação do Ministério da Defesa da República Tcheca para conhecer o projeto português relativo ao KC-390. A visita, que decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, contemplou a partilha de experiências relativas à implementação do novo sistema de armas KC-390, bem como a visita às instalações recentemente inauguradas naquela Unidade e que vão servir a nova aeronave.

Delegação do Ministério da Defesa da República Tcheca junto a militares portugueses

No dia 25 de março último, o Departamento de Defesa da República Tcheca publicou em seu perfil no Twitter: "A oferta original da Embraer de dois novos jatos executivos está desatualizada há muito tempo. O MoD [Ministério da Defesa] procede estritamente de acordo com a lei e de forma transparente. No caso da aquisição de aeronaves de transporte médio, as consultas preliminares ao mercado ainda estão em andamento e seus resultados não podem ser previstos." Logo após, divulgou que "Se iniciarmos as negociações com a Embraer, também analisaremos logicamente a possibilidade de compra de jatos executivos".

Observa-se aqui que esse país já opera 14 caças Gripen C/D em regime de leasing desde 2004, encontrando-se em negociações com a Saab para aumentar a frota com algumas unidades dos Gripen E/F (mesmo modelo adquirido pelo Brasil, que será produzido aqui em parceria da Embraer), além de modernizar os antigos, que seriam praticamente doados caso o negócio seja fechado.

De 28 a 31 de março do corrente, a Base Aérea N.º 11, em Beja, é palco do evento “Users Group C-390”. Trata-se de um encontro para cooperação, colaboração e partilha de conhecimentos sobre a aeronave C-390, que teve honras de abertura pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as instalações preparadas pela Força Aérea para receber a nova aeronave C-390, recentemente adquirida, bem como assistir a diversas apresentações sobre o avião por intervenientes da Força Aérea Portuguesa, da Força Aérea Brasileira, bem como das entidades envolvidas na concepção da aeronave, com destaque para a Embraer.

Servindo este encontro como plataforma de partilha de experiências e ideias sobre a aeronave, estiveram presentes representantes da Áustria, do Brasil, da Hungria, da República Tcheca e dos Países Baixos.

Recorde-se que o Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador à Embraer, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada no final de 2022. Até ao final do ano, a Força Aérea irá receber o primeiro avião KC-390, que atualmente se encontra em fase de certificações



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque