Pesquisar este portal

03 abril, 2023

Exército conclui avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR em ambiente de montanha


*LRCA Defense Consulting - 03/04/2023

O Centro de Avaliações do Exército concluiu a avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, no período de 20 a 24 de março, com tropa especializada do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), em São João del Rey (MG). Participaram da atividade militares daquela Organização Militar, engenheiros do CAEx, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e engenheiros e técnicos da Empresa OPTO Space & Defense, responsável pela fabricação dos equipamentos em São Carlos (SP).

O objetivo foi avaliar o equipamento, em testes de infiltração no ambiente de montanha, por meio de marcha em escalada por rapel, a fim de realizar exercício de simulação do monitoramento de Região de Interesse para a Inteligência (RIPI) ao longo do itinerário, onde foi verificada a ocorrência ou não de atividade inimiga que confirmasse ou negasse uma linha de ação do oponente.

Na ocasião, foi verificada a resistência do material de emprego militar ao choque mecânico contra as rochas e o solo e sob baixa temperatura entre 18° e 20° Celsius.

A avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, em São João del Rey, possibilitou ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), testar o equipamento em condições operacionais extremas, na detecção de pessoal e de equipamento militar, a fim de atender aos requisitos previstos no contexto do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA).

O Monóculo OLHAR é resultado do investimento em pesquisa e desenvolvimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), que em conjunto com o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), dotarão o combatente das Forças Armadas e das Forças de Segurança com equipamento leve, pequeno, robusto e de avançada optrônica, eficiente nas operações noturnas e sob condições climáticas adversas e de visibilidade restrita.

A utilização de equipamentos passivos de imagem térmica possibilita uma melhor coordenação dos elementos de manobra, assim como maior eficiência no seu emprego. O Monóculo Termal Multipropósito OLHAR possibilita um ganho qualitativo da operacionalidade das forças de defesa e segurança em qualquer parte do território nacional ou em regiões com características climáticas e geográficas similares.

O vasto espectro de funcionalidades do OLHAR promove dualidade civil e militar para o seu emprego, permitindo ao usuário a observação de cenários em condições de visibilidade restritas, seja de luminosidade ou em ambientes com fumaça, poeira, névoa intensa e elementos de camuflagem, de modo a dar suporte às seguintes ações:
- engajamento tático por tropas a pé;
- patrulhamento e vigilância móvel ou estacionário;
- utilização de viaturas militares terrestres, aéreas e marítimas;
- ações de garantia da lei e da ordem;
- operações militares em áreas urbanas, rurais, selva e caatinga.

O OLHAR é um incremento para as ações táticas da Segurança Pública, Forças Armadas ou Forças Auxiliares, em cenários em que há grande restrição de visibilidade, possibilitando grande avanço qualitativo no desdobramento de operações diurnas e noturnas.

Principais características
- Operação dia/noite;
- Extremamente leve e robusto;
- Resistente a petróleo, poeira, areia, chuva, queda livre, imersão em água;
- Troca rápida das baterias;
- Armazenamento interno de fotos e vídeos;
- Interface de comunicação e saída de vídeo digital;
- Vários tipos de retículo: Mil-Dot, Cruz Dupla e outros;
- Duas objetivas com sistema de troca rápida e magnificações ópticas de 1x (modo básico) e 3x (modo caçador);
- Display de alta resolução;
- Comandos de fácil operação;
- Indicador de bateria baixa;
- Rápida inicialização;
- Acessórios para diversos tipos de armamentos;
- Projeto, fabricação e manutenção OPTO S&D no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque