Pesquisar este portal

03 maio, 2023

Alternador WEG aumentará a confiabilidade do transporte de gás em estação de compressão

 


*LRCA Defense Consulting - 03/05/2023

Reconhecida por sua flexibilidade produtiva que permite ofertar soluções confiáveis e eficientes ao mercado nas mais diversas aplicações, a WEG fortalece sua atuação no segmento de óleo e gás em novo fornecimento na aplicação de transporte de gás para a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A (TBG).

A TBG, empresa de soluções logísticas que conecta as ofertas de gás natural aos mercados, conta com um extenso gasoduto, o qual percorre uma distância de 2.593 km em território nacional e é responsável por transportar o gás natural proveniente da Bolívia para cinco estados brasileiros. Com isso, a TBG garante a entrega de gás natural em 50 pontos distribuídos ao longo do gasoduto.

Durante o percurso, para garantir que a pressão do gás esteja em condições ideais para o transporte, existem 15 estações de compressão. Dentre elas, encontra-se a estação de Ribas do Rio Pardo/MS, que foi contemplada com um novo alternador síncrono WEG da linha G, potência 1.000 kVA, 480 V, 60 Hz.

Conforme Marcelo Dias Nunes, Gerente de Engenharia e Contratos, “Esta Estação de Compressão (ECOMP) tem seu próprio sistema de geração de energia elétrica, movida por um motor a gás natural”. Marcelo também destaca que “todo o sistema de compressão de gás depende deste alternador” e classifica a máquina “como um dos equipamentos de alta criticidade para a operação da ECOMP”.

Além disso, o alternador WEG foi especificamente dedicado às necessidades do cliente e produzido com critério de intercambiabilidade de forma a possibilitar a substituição do alternador de outro fabricante, bem como, garantir que as manutenções (corretivas, preventivas e preditivas) ocorram nas máquinas existentes sem prejuízo da operação da estação.

O alinhamento e o bom relacionamento entre a WEG e a TBG durante as etapas de projeto, fabricação e instalação da máquina foi muito importante para a conclusão do fornecimento com sucesso. Segundo Marcelo “Fomos atendidos prontamente nos questionamentos técnicos, tanto em reuniões durante a montagem, quanto in loco no comissionamento. Destaca-se o tratamento em dirimir dúvidas sobre as ligações da excitatriz do alternador ao painel de controle do grupo gerador: excelente. A WEG nos proporcionou em todo o processo uma experiência cordial, com eficiência e rapidez.”

A escolha da linha G da WEG, demonstra a atenção da TBG com equipamentos eficientes e com alto grau de confiabilidade, característicos desse modelo, que antecipam conceitos sobre performance e segurança em aplicações de regime contínuo, horário de maior consumo de energia e em situações de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque