Pesquisar este portal

03 maio, 2023

PqTec e INPE assinam protocolo de intenções inédito para o mercado aeroespacial brasileiro



*LRCA Defense Consulting - 03/05/2023

Representantes do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se reuniram nesta terça-feira, 02/05, para assinar um protocolo de intenções que visa conectar startups e empresas ligadas ao ecossistema do Parque com o mais alto nível de conhecimento científico gerado pelo Instituto.

Entre as ações conjuntas avaliadas, estão a adoção de mecanismos para potencializar o empreendedorismo e a nucleação de startups relacionadas ao mercado aeroespacial e aos sistemas terrestres. Também fazem parte do acordo, entre outras, a execução de ações para capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

O INPE, como instituição integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o papel de impulsionar a indústria. Já o Parque Tecnológico é um grande berçário e impulsionador de novas empresas. Por isso os diretores de ambas as instituições consideram essa aproximação essencial para potencializar a capacidade de atendimento às missões, tanto todo INPE quanto do PqTec.

Para Jeferson Cheriegate, Diretor Geral do PqTec, a assinatura desse protocolo de intenções representa o fortalecimento da relação governo-indústria.

“É um pequeno passo para o PqTec e o INPE, mas um passo gigantesco para ecossistema aeroespacial brasileiro. Com esse acordo, iniciamos as tratativas para possibilitar o acesso das empresas a expertises, equipamentos e laboratórios de ponta, fundamentais para pesquisas e desenvolvimento tecnológico inovadores. Dessa maneira, o INPE impulsiona a competitividade da indústria brasileira”, comenta Cheriegate.

Clezio Marcos de Nardin, Diretor do INPE, afirma que a iniciativa de aproximação entre o INPE e o PqTec tem um potencial enorme para alavancar o desenvolvimento de empresas associadas aos setores espacial.

“Contando com o conhecimento técnico desenvolvido dentro do nosso Instituto e com a competência reconhecida do PqTec em gerar tecnologias de alto valor agregado, podemos potencializar a criação de empresas inovadoras no setor espacial nas mais diversas áreas, tais como: prestação de serviços especializados para testes e ensaios; desenvolvimento de novos componentes e subsistemas; aplicações baseadas em serviços espaciais; serviços meteorológicos específicos para cooperativas ou empresas agropecuárias; monitoramento aeroespacial do ambiente público ou privado para planejamento e gerenciamento; uso da geoinformática para certificação ou acreditação, entre outras”, explica de Nardin.

A partir da assinatura do protocolo de intenções, PqTec e INPE começam as tratativas para o detalhamento da parceria. Além do mercado aeroespacial, diversos segmentos podem ser beneficiados com o futuro intercâmbio de conhecimento entre as entidades, como o agronegócio, a indústria da tecnologia da informação, entre outros.

*Com informações do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque