Pesquisar este portal

02 maio, 2023

Em evento prestigiado pelo Governador do RS, Taurus se torna a 1ª empresa estratégica de defesa ESG


*LRCA Defense Consulting - 02/05/2023

Em prestigiada live ocorrida no dia 02 de maio e transmitida ao vivo no YouTube, a Taurus Armas S.A. apresentou o seu 1º Relatório de Sustentabilidade e promoveu um painel abordando o tema ESG. Na oportunidade, a empresa comunicou seus esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança, ou seja, na consolidação de suas ações quanto à pauta ESG (sigla de environmental, social and governance).

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (2), no Hotel Deville, e contou com as presenças do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; da Secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffman; do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do Pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Prof. Geraldo Pereira Jotz; do Diretor da RandonCorp, Bernardo Gregory; do Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Coordenador da UCSGRAPHENE, Dr. Diego Piazza; da Presidente da FEPAM, Regina Froener; do Professor Ivan Gerardo, da Unisinos;  do Deputado Ronaldo Santini; da Vereadora Comandante Nádia; além de representantes das forças de segurança do Estado, das universidades parcerias e de lideranças políticas e empresariais.

Durante o curto tempo disponível, o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e o Diretor de Engenharia da empresa, Leonardo Brum Sesti, sintetizaram os principais trabalhos realizados com foco na pauta ESG e, principalmente, alguns dos excelentes resultados que estão sendo alcançados.

Salesio Nuhs deixou claro que, na Taurus, a pauta ESG não é uma moda ou algo passageiro, mas sim uma nova cultura que está sendo incorporada pela empresa, fazendo com que toda a gestão (em qualquer nível) pense em ESG e tome decisões adequadas a esta pauta.

Ao tratar sobre o tópico "desenvolvimento das pessoas", enfatizou que a Taurus, por meio de processos de educação continuada, oferece ferramentas para seus que seus colaboradores possam se aperfeiçoar profissionalmente, o que gera uma mão de obra melhor qualificada e colaboradores mais satisfeitos. Como exemplos externos, citou o Mestrado Profissional em parceria com a Unisinos, o Projeto Jovem Aprendiz em parceria com o Senai/RS, o Projeto Taurus do Bem (destinado a pessoas portadoras de deficiências) em parceria com a APAE/SL e a Unisinos, e uma nova parceria que está sendo realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS.

Salesio completou afirmando que a Taurus está - e continuará - priorizando o desenvolvimento das pessoas e os investimentos em inovação, em tecnologia e em energia renováveis, além do fortalecimento das parcerias existentes com entidades educacionais de aperfeiçoamento profissional e de tecnologia, como a Unisinos, a UCS, a UFRGS e a UFSC.

Já Leonardo Sesti começou declarando que as novas tecnologias incorporadas, como grafeno, nióbio, DLC etc., possibilitam uma redução de cerca de 20% no uso de materiais, além de gerar uma significativa redução de custos. Afirmou também que 95% dos resíduos sólidos são reaproveitados e que não há mais resíduos de embalagens.

O Diretor de Engenharia finalizou dizendo que nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 330 milhões em novas máquinas e equipamentos, o que permitiu quase dobrar a produção sem que fosse necessário aumentar a carga de energia elétrica consumida, e que cerca de R$ 130 milhões estão sendo investidos em um centro de pesquisa de engenharia.

Novas máquinas com tecnologia de ponta

Nova etapa na história: 1ª empresa do setor que adotou a pauta ESG
A divulgação do relatório ESG celebra uma nova etapa na história da companhia, em que a Taurus se consolida como uma empresa estratégica de defesa ESG no mercado.  Salesio Nuhs explicou que os pilares elencados pela companhia para consolidar os temas ESG são: desenvolvimento de pessoas, investimento em tecnologia e inovação e engajamento em um ambiente colaborativo.

“Mais uma vez, a Taurus é pioneira na área de segurança e defesa, agora como a primeira empresa do setor que adotou a pauta ESG. Após levantamento de nossas práticas, fomos surpreendidos com a quantidade de ações que já vinham sendo desenvolvidas dentro dos valores ESG, como os programas de educação continuada e cursos profissionalizantes; o reaproveitamento e reciclagem de 95% de resíduos gerados pela empresa; investimento em equipamentos para a economia de luz e água; investimentos em tecnologia e inovação, dentre tantos outros exemplos”, completou Nuhs.

O governador Eduardo Leite salientou que a divulgação do Relatório de Sustentabilidade da Taurus coloca todo o Rio Grande do Sul em uma condição diferenciada, em um patamar de outros estados brasileiros e até mesmo no mundo. “Assim, não só a empresa ganha, mas o Estado também ganha. Todos queremos crescer sem degradação ambiental, crescer de forma a proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e crescer com as melhores práticas de governança para ter um ambiente de negócio saudável. A Taurus está de parabéns, ganha a empresa e ganhamos todos, pois a iniciativa ajuda a inspirar outras empresas a implementar essas boas práticas, o que vai gerar um efeito cascata positivo no Rio Grande do Sul”, ressaltou Eduardo Leite.

Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participa de evento de divulgação do 1º Relatório de Sustentabilidade da Taurus

Trajetória ESG
A Taurus incrementou ações relativas à pauta ESG em seus projetos, processos e decisões estratégicas depois de realizado o levantamento de seu posicionamento em termos ESG pela assessoria técnica da Ernst & Young (E&Y), no ano passado. De acordo a avaliação, a Taurus já vinha adotando uma postura ESG em diversas ações, como as realizadas durante a pandemia da Covid-19, em que passou a produzir as face-shields (escudo facial para proteger contra o contágio pelo coronavírus), em parceria com o Exército Brasileiro, e realizou a distribuição para todo o Brasil. A empresa também foi responsável por duplicar a capacidade de UTIs na cidade de São Leopoldo com respiradores e bombas de infusão.

Para agregar o processo ESG em novas ações e na gestão como um todo, a Taurus criou um setor específico para implantar a cultura ESG, formou uma equipe de trabalho multidisciplinar para atuar no mapeamento de oportunidade e melhorias ESG, bem como criou o Comitê ESG, constituído pela a alta direção da empresa. “Não temos interesse em simplesmente emitir um relatório de sustentabilidade, mas sim de tratar o assunto formalmente na empresa, incorporando esse conceito na cultura na Taurus”, destaca Salesio Nuhs.

A empresa conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB). Estes protocolos auxiliam na emissão de relatórios padronizados que facilitam a análise e o acompanhamento dos indicadores ESG nas demonstrações financeiras.

A segurança nacional, a segurança pública e a segurança das pessoas são temas relacionados à estabilidade e sustentabilidade social, por meio da defesa da liberdade, dos direitos humanos e da ética. Portanto, a indústria de defesa tem papel essencial, tanto em relação à segurança, como na economia e no desenvolvimento de novas tecnologias, temas extremamente relevantes quando se trata dos pilares ESG.

Pilares ESG da Taurus
No primeiro pilar, destaca-se o projeto Taurus do Bem, que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio de capacitações técnicas. A primeira turma se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, e três deles foram contratados pela empresa como aprendizes. 

Alunos do Projeto Taurus do Bem agora efetivados

A Taurus também investe fortemente na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, por meio de seu programa de qualificação acadêmica e profissional que visa contribuir com a educação continuada dos colaboradores em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias universitárias que garantem até 70% de reembolso no valor do curso.

Neste sentido, são realizados diversos programas de desenvolvimento, entre eles o Jovem Aprendiz que tem o objetivo de incluir adolescentes no mercado de trabalho por meio de qualificação técnica; o projeto Trilhar, uma forma de desenvolvimento profissional vinculada à criação de trilhas de carreiras dentro de cada unidade; e o programa de Desenvolvimento da Liderança que tem a finalidade de capacitar líderes alinhados às expectativas estratégicas da Taurus. 

O pilar de tecnologia e inovação garante importantes estudos em projetos de inovação em materiais, no qual se destaca a utilização de grafeno nos produtos, considerado uma tecnologia revolucionária no mercado. A iniciativa colocou a Taurus em destaque na indústria mundial e evidenciou o Brasil como pioneiro nesta inovação.

Outros projetos também se destacam na tecnologia e inovação, como o estudo para a utilização do Diamond Like Carbon (DLC) para acabamento de diversos componentes, que, além de aumentar a resistência, emprega uma tecnologia mais limpa e gera pouco volume de resíduos sólidos de baixo impacto, o que facilita a sua destinação e reciclagem. A Taurus também promove pesquisa com componentes fabricados com novos polímeros estruturais de última geração, contando com tecnologia de fibras de vidro extralongas; e estudos para a adição de nióbio a aços de baixo carbono.

Estes são alguns dos projetos fomentados pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos (CITE) da Taurus, que conta com mais de 200 engenheiros voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos, que reduzem emissões de gases poluentes, o consumo de energia elétrica, água, entre outros.

Em relação à sustentabilidade e mitigação dos impactos ambientais, a Taurus ainda realiza o mapeamento de gases de efeito estufa; tratamento de efluentes; aplica a logística reversa da maioria de suas embalagens de produtos químicos; monitora e faz a gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem, o que representa 94,76% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos.

No pilar de engajamento em um ambiente colaborativo, a Taurus busca firmar parcerias com empresas e instituições de ensino, a fim de promover pesquisa, inovação e o desenvolvimento dos colaboradores. A Taurus possui um projeto de linha de produção totalmente automatizada em parceria com a Auttom (uma das empresas do Grupo Randon) para o desenvolvimento de uma célula robotizada para a usinagem do ferrolho. Direcionada aos conceitos da Indústria 4.0, o projeto permite controle de qualidade, rastreabilidade, produtividade e de diversas outras variáveis do processo.

Entre as parcerias com universidades, destaca-se o convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para realizar pesquisa e desenvolvimento com grafeno, através da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A estrutura – junto aos demais laboratórios de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de toda a universidade, assim como atuação do centro de tecnologia e equipe técnica da empresa parceira ZextecNano – permite a rápida realização de testes e desenvolvimento de protótipos.

Além da UCS, a Taurus ainda tem parcerias inéditas com outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pauta ESG:  uma ação estratégica
Na visão do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, a pauta ESG é uma ação estratégica, que traz impactos positivos para a sociedade, para o ambiente e para os negócios, e irá agregar nos resultados da companhia, com ganhos como: reduções nos resíduos e nos consumos de energia e de água, redução dos custos e aumento da produtividade por meio da capacitação dos profissionais e de ambientes revitalizados.

Além da imensa gama de benefícios proporcionados pelo comprometimento da Taurus com a pauta ESG, o fato poderá destravar o investimento de grandes fundos internacionais que tenham como objetivo investir em empresas com tal qualificação.

As principais tecnologias do mundo vieram da área de defesa e permearam depois para a sociedade, como, por exemplo, a internet, que foi criada em plena Guerra Fria com objetivos estritamente militares.

A indústria de defesa, com empresas bem regulamentadas, tem papel importante na segurança nacional, na economia e no apoio e desenvolvimento de novas tecnologias, temas extremamente relevantes quando se trata dos pilares ESG. A segurança nacional existe com o intuito de assegurar a paz, a estabilidade e a sustentabilidade social através da defesa da liberdade, da ética e dos direitos humanos, valores primordiais nas democracias liberais, que regem os padrões ESG, e um dos setores mais importantes de apoio social da Taurus. Sem segurança não subsiste o conceito de sustentabilidade em nenhum de seus sentidos, já que a proteção é fundamental para preservar a paz, a democracia, a liberdade e os demais bens sociais.

Referindo-se ao conflito entre Rússia e Ucrânia, que também ameaça os países vizinhos e até o mundo, o primeiro-ministro da Letônia perguntou em meados de 2022: "o que é mais ESG do que a segurança nacional?"
 
No entender desta Consultoria, essa frase é a chave para se entender a nova realidade do conceito ESG.

Ou seja, quando se fala em "Ambiental", está se falando que comunidades, países e, enfim, o planeta precisam ter segurança ambiental para poderem sobreviver e se desenvolver. Já o "Social" pode ser entendido como a segurança social que a comunidade precisa para ter suas necessidades básicas atendidas e para ser feliz e próspera. Por fim, a "governança corporativa" se traduz pela segurança que funcionários e acionistas necessitam para que possam, respectivamente, trabalhar e investir na empresa nas melhores condições possíveis.

Ao fim e ao cabo, o conceito ESG está umbilicalmente vinculado ao de segurança. Por extensão - e a guerra atual com a invasão da Rússia na Ucrânia está demonstrando isso - não haverá segurança ambiental, social e de governança corporativa se os cidadãos, as comunidades e os países não puderem garantir a segurança individual, familiar, comunitária e nacional.

O Relatório Anual de Sustentabilidade da Taurus está publicado no site de Relação com Investidores da empresa. Para conferir, acesse https://www.taurusri.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque