Pesquisar este portal

18 maio, 2023

Motores WEG levam maior confiabilidade para o abastecimento de água em Londres


*LRCA Defense Consulting - 18/05/2023

A planta de tratamento de água Ashford Common, localizada em Surry na Inglaterra, é uma das maiores plantas de tratamento de água da Europa. Com produção máxima de aproximadamente 7870 litros de água por segundo, Ashford fornece em torno de um terço do abastecimento de água de Londres. Esta grande planta possui cinco bombas de fluxo axial, acionadas por motores elétricos de 7,5 toneladas, cada uma capaz de bombear cerca de 2083 litros de água por segundo. A estação bombeia e armazena água bruta de grandes reservatórios, para ser tratada posteriormente.

Em 2018, a quebra de equipamentos tornou-se uma preocupação real. Consequentemente, a Thames Water procurou três de seus fornecedores para fornecer um motor para substituição, e a WEG foi a escolhida para combater as altas taxas de falha. De acordo com os engenheiros da Ashford, um dos principais motivos pelos quais a WEG se destacou foi o fato de oferecer uma solução turnkey (solução chave na mão). A oferta da WEG para solucionar os problemas e garantir que todos os equipamentos e a equipe certa estivessem no local foi fundamental.

Como parceira de comissionamento, foi selecionada uma empresa que já havia trabalhado tanto com a WEG quanto com a Thames Water, a BGEN, anteriormente conhecida como Boulting Group. A BGEN forneceu a instalação no local e o gerenciamento do projeto em colaboração com os engenheiros da WEG.

A WEG esteve várias vezes no local, inspecionou os motores existentes, revisou a configuração e aconselhou a Ashford a optar por um motor WEG HGF de alta performance 600KW, 415V, dez polos montado sob medida devido à sua confiabilidade e robustez. A linha HGF é altamente eficiente energeticamente, com baixo custo de manutenção e características de alto desempenho. Esta linha de produtos é ideal para operar nos ambientes críticos, como aplicações de água que exigem maior resistência e durabilidade.

A maneira como os cabos de alimentação seriam conectados ao motor exigiu soluções inovadoras. Em vez de ter que cortar os cabos e depois refazer as conexões - que é um trabalho difícil e físico - os engenheiros da WEG sugeriram fabricar uma caixa de terminais personalizada para permitir que a conexão fosse feita no interior da caixa de conexão para que a placa existente pudesse ser acoplada. Isso exigiu muita medição precisa, pois os cabos têm um comprimento definido e cada cabo é ligeiramente diferente.

“Tudo é superdimensionado em Ashford”, explicou Iggy Pont Lezica, líder técnico de operações da Ashford Commom WTW. “Isso introduz complexidade do ponto de vista operacional e de manutenção. Encontrar fornecedores que possam atender às nossas necessidades e ter uma abordagem com visão de futuro e experiência anterior de trabalho nessa escala é um desafio. A WEG nos encheu de confiança desde o início”, complementa ele.

O motor foi substituído e posteriormente, devido aos resultados de confiabilidade da primeira instalação, a equipe da Ashford adquiriu proativamente um segundo motor idêntico ao motor que foi instalado dois anos depois.

“A nova estabilidade da estação tem sido notável. Há quatro anos, estava em risco muito alto, e agora simplesmente funciona em segundo plano e recebe manutenção de rotina. Graças ao envolvimento da WEG ", concluiu Iggy.

A WEG conta com motores de alta tensão instalados em várias plantas de tratamento de água importantes no Reino Unido, com mais esse grande fornecimento a companhia reforça a vasta experiência na fabricação de motores de grande porte para aplicações no segmento de águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque