Pesquisar este portal

01 junho, 2023

Holanda, Portugal e Áustria são potenciais clientes do A-29N Super Tucano


*ADN - Air Data News, por Thiago Vinholes - 01/06/2023

Nova variante do Embraer Super Tucano adaptada para operações em países europeus, principalmente entre os membros da OTAN, o A-29N pode receber suas primeiras encomendas ainda este ano.

É o que revelou o CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior , em entrevista à Flight Global durante evento para a mídia em Portugal.

“Esperamos ter um cliente lançador [do A-29N] este ano”. Entre os possíveis interessados ​​no Super Tucano na Europa, Bosco indicou a Holanda e Portugal , ambos membros da OTAN, além da Áustria .

O chefe da divisão de defesa explicou que o A-29N está sendo oferecido para treinamento defensivo, ingresso no controlador de terminal de ataque (JTAC) e missões de reconhecimento.

Segundo a fabricante brasileira, o A-29N será equipado com recursos compatíveis com os requisitos operacionais da OTAN, incluindo um novo sistema de datalink e operação monopiloto.

A Embraer, porém, ainda não definiu o conteúdo adicional que o Super Tucano europeu pode receber. “Temos a intenção de adicionar equipamentos adicionais”, disse Costa Junior, citando um smart display.

Em entrevista recente, o presidente-executivo da Embraer Defesa & Segurança destacou que há um mercado potencial de US$ 6,5 bilhões para 500 aeronaves Super Tucano nos próximos 20 anos.

A Europa ainda é um mercado intocado para o Super Tucano, ao contrário de outras regiões do mundo. Existem atualmente cerca de 260 turboélices de ataque da Embraer em serviço em 16 países na África, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América do Norte.

Em serviço na Força Aérea Brasileira desde 2003, o Super Tucano é uma evolução do EMB-312 Tucano. A aeronave que pode ser utilizada em diversas atividades militares é um dos maiores sucessos de exportação da história da indústria militar brasileira, sendo também considerada a aeronave mais eficiente do mundo em sua categoria.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque