Pesquisar este portal

25 junho, 2023

P600 AEW: a solução da Embraer e da Elta Systems para Inteligência, Vigilância e Reconhecimento


*LRCA Defense Consulting - 25/06/2023

O P600 AEW (Airborne Early Warning) é uma aeronave de próxima geração baseada na avançada plataforma super midsize do jato executivo Embraer Praetor 600. O P600 AEW pode fornecer uma Imagem Situacional Aérea estendida, monitorando a atividade aérea em áreas fora da cobertura do radar terrestre. Ele pode executar várias missões, como Defesa Aérea, Alerta Antecipado, Comando e Controle, Eficiência da Frota de Caça, Defesa Territorial e Vigilância Marítima.

O P600 AEW pode ser configurado com toda a gama de sensores AEW&C e sistemas de controle: Radar digital AESA AEW, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de receptor de aviso de radar, comando e controle, suíte de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links de satélite, e um robusto Self Protection Suite (SPS).

O P600 AEW atende ao crescente mercado de recursos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento para países que exigem soluções econômicas, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna.

O Embraer Praetor 600 é o bizjet super-médio de melhor desempenho em sua categoria, oferecendo alcance intercontinental com excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto prazo de entrega e baixos custos de ciclo de vida. Juntamente com a tecnologia de radar superior da ELTA, o P600 AEW oferece os benefícios de sistemas comprovados de ponta e fornece recursos disponíveis até agora apenas em plataformas muito maiores.

Família Arkhe, da Atech, a alma do P600 AEW
A Atech, uma empresa do Grupo Embraer, conta com mais de 20 anos de experiência e desenvolvimento de soluções em Defesa e Segurança Pública e integrou todos os produtos e serviços em uma só base – a Família Arkhe, para reforçar o quanto estão interligados e podem ser aplicados nas mais diversas situações, de acordo com as necessidades do cliente.

A Família Arkhe é composta por soluções de planejamento, vigilância e monitoramento, que oferecem uma completa visão de cenário operacional para a tomada de decisões em uma missão atuando como um sofisticado sistema C3I Center (Command, Control, Communication and Intelligence), sendo capaz de realizar, por exemplo, o monitoramento das fronteiras aéreas e terrestres de um País cliente do sistema. Além do centro C3I principal, considerado o “coração” do atual Programa de Defesa, a solução pode acrescentar, se o cliente assim desejar, centros fixos e móveis em pontos estratégicos do território, todos com foco na Vigilância Aérea e Terrestre.

A Família Arkhe tem como foco cinco eixos principais, o Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); o Arkhe Mission & Combat (sistemas embarcados); o Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); o Arkhe Cyber (segurança cibernética); e o Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).

A solução Atech a bordo do P600 AEW tem como base a plataforma de produtos de Defesa e Segurança da Família Arkhe, utilizando o Arkhe Mission & Combat. Essa ferramenta pode receber apoio de outros módulos do sistema disponibilizados em rede como o Arkhe Integrated Surveillance, concebido para realizar o monitoramento, planejamento e controle de operações militares, além da manutenção de uma rede de transmissão de dados estratégicos; o Arkhe Intelligence, usado modularmente para o processamento de informações nos centros de controle e, desta forma, colaborando ativamente nas análises e tomadas de decisão; e o Arkhe Academy, um Programa de Treinamento e Simulação que cria um centro de formação para operadores e instrutores capaz de desenvolver e aplicar as doutrinas de operação no próprio C3I.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque