Pesquisar este portal

29 junho, 2023

Urgência da Índia em ter aviões de reabastecimento aéreo pode beneficiar Embraer


*LRCA Defense Consulting - 29/06/2023

Segundo divulgou recentemente o portal Indian Defence Research Wing, a Força Aérea Indiana (IAF) renovou seus esforços para garantir um contrato de locação com tripulação para um avião-tanque de reabastecimento da França, especificamente o Airbus A330 MRTT, para atender à crescente demanda por treinamento de reabastecimento ar-ar. Esta iniciativa visa cobrir os requisitos de treinamento para vários caças indianos, incluindo Rafale, Su-30MKI, Jaguar e Tejas.

Limitações dos aviões-tanque baseados em IL-78
Atualmente, a IAF enfrenta desafios na condução de um mínimo de 100 horas de treinamento mensal devido às limitações dos seis aviões-tanque russos baseados em IL-78. Esses aviões-tanque foram afetados por problemas de baixa capacidade de manutenção, dificultando as atividades de treinamento. Para resolver esse problema e garantir treinamento ininterrupto, a IAF está buscando soluções alternativas.

Para preencher a lacuna, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Israel Aerospace Industries (IAI) firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para converter aeronaves civis de passageiros em aeronaves Multi-Mission Tanker Transport (MMTT) na Índia. No entanto, estima-se que a entrega desses petroleiros convertidos à IAF demore mais 4 a 5 anos. Consequentemente, a IAF está explorando a opção de alugar o Airbus A330 MRTT para atender às suas necessidades imediatas de treinamento enquanto o programa de conversão de MMTT indígena progride.

Aprimoramento das capacidades operacionais da IAF
O treinamento de reabastecimento ar-ar desempenha um papel crucial no aprimoramento das capacidades operacionais da IAF. Ele permite que aeronaves de caça estendam sua resistência, aumentem o alcance da missão e maximizem a eficácia operacional. Ao adquirir um reabastecedor confiável e eficiente, a IAF pode garantir que seus pilotos e tripulações recebam o treinamento necessário para manter sua proficiência e prontidão de combate.

KC-390: dois coelhos com uma só cajadada
A Força Aérea Indiana está procurando aeronaves de transporte médio que possam levantar 18 a 30 toneladas, um processo que espera concluir até 2025-26. A Embraer, que apresentou o produto na Aero India 2023 em Bengaluru em fevereiro, lançou seu mais recente produto de defesa – a aeronave de transporte aéreo tático multimissão C-390 Millennium – para o pedido.

“A Índia tem um processo de aquisição para até 80 unidades de aviões táticos de carga; então, estamos vendo esse mercado como um mercado muito importante para nós, e temos a intenção de ser muito agressivos nesse tipo de iniciativa até para ter uma linha de montagem final lá”, disse o CEO de Defesa e Segurança da empresa, Bosco Costa Junior.

Junior também apresentou o KC-390, que é uma variante de reabastecimento aéreo, e afirmou que o KC-390 oferece versatilidade devido ao seu design moderno e exclusivo, o que o torna mais adequado para a Força Aérea Indiana, que opera em diferentes tipos de terreno e pode fornecer facilmente reabastecimento aéreo para caças de alta velocidade devido ao seu sistema de sonda e drogue muito flexível.

A Embraer vê “uma boa oportunidade” na Índia, disse o presidente e diretor executivo (CEO) Francisco Gomes Neto ao Mint. “A IAF já viu nossas aeronaves; eles gostam. Tivemos boas experiências de países como a Holanda com relação ao C-390 Millennium. Para (o pedido de) informação (RFI), achamos que o C-390 Millennium é a melhor solução para esse tamanho de aeronave", acrescentou.

Almejando  expandir sua presença na Índia, a Embraer está em negociações com os megagrupos privados indianos Tata e Mahindra, bem como com a estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para produzir localmente C-390 no país se a IAF concordar em adquiri-los. A HAL é a principal indústria dos setores aeronáutico e aeroespacial da Índia.

“Estamos em contato com vários parceiros em potencial, como Tata, Mahindra e outras empresas também. Não vamos demorar tanto. Acredito que em algum momento do final deste ano decidiremos com que tipo de parceiro estaremos", disse o CEO de Defesa e Segurança da empresa, Bosco Costa Junior.

O Embraer C-390 Millennium é uma moderníssima aeronave de transporte aéreo médio multimissão, capaz de transportar tropas e cargas, podendo ser utilizada para reabastecimento aéreo, combate a incêndio, evacuação médica, busca e salvamento e mais uma ampla gama de missões.

Com o KC-390, a Índia poderia, então, resolver dois problemas de uma só vez, pois supriria suas necessidades em aviões táticos de carga e, também, em aeronaves de reabastecimento aéreo tático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque