Pesquisar este portal

29 junho, 2023

Glossário para o futuro da Mobilidade Aérea Urbana


*Honeywell - 28/06/2023

O advento do transporte sob demanda sobrevoando o tráfego e o terreno está mudando a forma como pensamos em ir do ponto A ao ponto B.

O mundo emergente da mobilidade aérea urbana (UAM)  tornará o transporte mais eficiente ao lançar um setor totalmente novo da indústria aeroespacial .

A tecnologia que está sendo desenvolvida hoje — pelos maiores fabricantes aeroespaciais do mundo e por startups inovadoras — está tornando realidade os táxis aéreos, a entrega por drones e o voo totalmente elétrico e autônomo.

Esta nova indústria já abrange muitos conceitos e subsetores em evolução. Aqui estão alguns termos importantes a serem conhecidos, pois essa tecnologia nos leva a novos patamares.

Voo autônomo (Autonomous flight):  Refere-se a aeronaves capazes de sentir, decidir e agir com maior autonomia em todas as fases do voo, desde a decolagem até o pouso.

Mobilidade aérea urbana (Urban air mobility - UAM): Este campo emergente da aviação e aeroespacial concentra-se no desenvolvimento de aeronaves e infraestrutura para transportar pessoas em ambientes urbanos sob demanda. Avanços na tecnologia de baterias, propulsão elétrica distribuída e automação estão impulsionando a inovação neste campo. 

Mobilidade Aérea Rural (Rural Air Mobility - RAM): conceito similar ao da UAM só que aplicado em áreas rurais e insulares (caso da Noruega, por exemplo).

Mobilidade aérea avançada (Advanced air mobility - AAM): expandindo esses conceitos, a mobilidade aérea avançada prevê casos de uso além dos ambientes urbanos, incluindo pares de cidades regionais, serviços públicos, resposta a emergências e entrega de carga.

Decolagem e pouso vertical elétrico (Electric vertical takeoff and landing - eVTOL): A tecnologia por trás dos veículos de mobilidade aérea mais avançados é o eVTOL. Aeronaves normalmente usam rotores para decolar verticalmente. Então, esses rotores mudam mecanicamente no lugar para vôo de cruzeiro de asa fixa ou outro sistema de propulsão assume.

Veículos aéreos não tripulados (Uncrewed aerial vehicles - UAVs): também conhecidos como veículos aéreos não tripulados ou drones, os UAVs geralmente são aeronaves pilotadas remotamente usadas para fotografia aérea e vigilância, combate a incêndios, aplicações militares, ajuste de seguros e pulverização de culturas. UAVs maiores estão atualmente em desenvolvimento para entrega de cargas e pacotes.

Sistemas aéreos não tripulados (Uncrewed aerial systems - UAS)
: Um termo frequentemente usado na indústria aeroespacial, pelos militares dos Estados Unidos e pela Administração Federal de Aviação, "sistema aéreo não tripulado" enfatiza elementos além da aeronave, incluindo links de dados, estações de controle, pilotos remotos em o solo e outros sistemas.

Sistema fly-by-wire (Fly-by-wire system): Veículos totalmente elétricos, tanto para mobilidade aérea urbana quanto para UAVs, requerem sistemas ultraleves. Essas aeronaves avançadas, como os aviões modernos, são controladas por um sistema fly-by-wire – essencialmente o cérebro da aeronave. Embora os sistemas de controle convencionais sejam mais pesados ​​e consumam energia considerável, os engenheiros da Honeywell desenvolveram um sistema fly-by-wire compacto do tamanho de um livro de bolso, eliminando a necessidade de hidráulica pesada, melhorando a segurança e consumindo menos energia.

Além da linha visual de visão (Beyond visual line of sight - BVLOS):  Detectar e evitar é um componente chave das  operações além da linha visual de visão  . Drones equipados com a tecnologia BVLOS podem voar mais longe e carregar mais peso, com menos intervenção humana. Os veículos de mobilidade aérea urbana também precisarão de sistemas de detecção e prevenção altamente avançados para operar além da linha de visão de seus pilotos remotos - e, eventualmente, operar de forma autônoma.

Detectar e evitar (Detect-and-avoid):  para voar com segurança, as aeronaves autônomas precisarão detectar o tráfego aéreo e decidir sobre um curso de ação para manobrar com segurança. Essa  capacidade de detectar e evitar  é extremamente complexa no ar. Para testar as habilidades de detectar e evitar do radar Honeywell IntuVue RDR-84K, nossos engenheiros  voaram dois drones quadricópteros um contra o outro  sobre o deserto. Em vários voos, a aeronave detectou a rota de voo da outra e calculou uma manobra para evitá-la com segurança.

Operações simplificadas de veículo (Simplified vehicle operations - SVO):  Um conceito em que um piloto a bordo supervisiona as operações de voo e intervém apenas quando necessário. Assim que o público voador se sentir confortável com a automação, será possível retirar o piloto de bordo e colocá-lo em um centro de operações para supervisionar a aeronave remotamente. 

*Com a colaboração da LRCA Defense Consulting no caso da Mobilidade Aérea Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque