Pesquisar este portal

06 julho, 2023

WEG e Alupar fecham acordo para autoprodução de energia eólica


*LRCA Defense Consulting - 06/07/2023

A WEG S.A. anunciou hoje a assinatura de um acordo vinculante com a Alupar, empresa especializada em geração e transmissão de energia elétrica, para autoprodução de energia utilizada em operações da WEG no Brasil.

Localizado no município de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, no complexo Eólico Agreste Potiguar, o parque eólico AW Santa Régia (EAP II) terá capacidade instalada de 37,8 MW, garantia física de 21,7 MW médios, e vai operar com nove aerogeradores WEG modelo AGW 147 com potência nominal de 4,2 MW.

O acordo prevê a entrega anual de cerca de 15 MW médios, que serão utilizados em operações fabris da WEG na modalidade de autoprodução por equiparação, por um período de 18 anos. Hoje, essa energia responde por aproximadamente 30% do consumo dessas operações. O início do suprimento de energia para as fábricas será a partir de janeiro de 2024, com contratos de compra de energia estimados em R$ 460 milhões no decorrer do período do contrato.

“Estamos reforçando o nosso compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nossas operações industriais e contribuir na transição energética. Acreditamos que esse é um caminho importante para as empresas em suas jornadas de descarbonização”, enfatiza Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

O parque eólico AW Santa Régia está localizado no mesmo complexo eólico do parque AW São João, que conta com outros seis aerogeradores da WEG. Ambos os parques estão em implantação e totalizarão 63 MW de capacidade instalada, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O acordo entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes, dentre elas o aval das autoridades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque