Pesquisar este portal

09 janeiro, 2024

Exército avalia lote-piloto do monóculo termal OLHAR fabricado pela OPTO Space & Defense


*LRCA Defense Consulting - 09/01/2024

O lote-piloto do monóculo de imagem térmica OLHAR, composto por 21 unidades, foi entregue ao Exército Basileiro em meados de 2023 e se encontra sob avaliação dos engenheiros militares do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O  equipamento produzido pela OPTO Space & Defense (empresa do Grupo AKAER) com tecnologia 100% nacional é um monóculo de imagem térmica feito para localizar pessoas, animais e objetos quentes mesmo em condições adversas de ausência de iluminação, fumaça, poeira e nevoeiro, além de elementos de camuflagem.

O monóculo é de fácil manuseio e pode ser utilizado manualmente ou montado em armas, como fuzis. Além disso, outras funcionalidades – como o retículo de pontaria e o acessório com zoom óptico de três vezes – fazem com que o OLHAR venha a ser uma adição importante aos equipamentos disponíveis para os operadores de nossas Forças Armadas e forças de segurança.

O OLHAR foi projetado com a mais avançada tecnologia em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica para atender aos requisitos operacionais e técnicos do Monóculo de Visão Termal que integra o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA).


“O OLHAR é um monóculo multiuso e foi desenvolvido para ser utilizado em diferentes situações para garantir segurança, seja em operações específicas ou em patrulhamento e vigilância. Por ter tecnologia 100% nacional, reforça o comprometimento do grupo Akaer com os seus produtos, fornecendo aos clientes capacidade de suporte desde a fabricação até a manutenção dos equipamentos”, destacou Claudio Carvas, CEO da OPTO Space & Defense, empresa do Grupo Akaer.

Iniciado em outubro de 2019, o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR foi concebido em 4 fases. As fases 1, 2 e 3, já encerradas, compreendem, respectivamente, a fabricação de protótipos, a avaliação dos protótipos e a fabricação do lote-piloto. A fase 4, em andamento, consiste na avaliação do lote-piloto.

"A fabricação do lote-piloto do Monóculo OLHAR é um marco importante no desenvolvimento de equipamentos de imagem térmica no Brasil, mostrando que tanto a indústria nacional quanto o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) têm plenas condições de prover a Força Terrestre com Sistemas e Materiais de Emprego Militar de excelente qualidade", destacou o Exército Brasileiro em comunicado oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque