Pesquisar este portal

08 janeiro, 2024

Índia avança na produção de aeronaves de alerta antecipado, em contraposição ao Paquistão e à China

- Segundo publicação de hoje (08) do portal indiano IADN Centre, o DRDO (CABS) emitiu uma Manifestação de Interesse (EoI) para um Parceiro de Desenvolvimento e Produção para Sistemas de Missão de seis Netra MK-1A AEW&Cs. Esta aeronave tem como plataforma o Embraer ERJ 145.

- Inciativa indiana é vital no momento em que o Paquistão está prestes a receber os caças de 5ª geração Shenyang FC-31 Gyrfalcon da China, acirradando a corrida armamentista no Sul da Ásia, que tem a Índia e o Paquistão como protagonistas, com a China no meio.


Melhorias e capacidades do AEW&C Mark 1A e Mark-2

*Indian Defense Analysis, por Ranjan Brothers - 07/01/2024

Netra Mark-1/1A AEW&C
O Netra AEW&C da DRDO é um exemplo brilhante de excelente engenharia da DRDO. A plataforma aérea de alerta precoce provou seu metal pela primeira vez durante o ataque de Balakot. As aeronaves voando dentro do espaço aéreo indiano forneceram vigilância, bem como cobertura de radar do India Mirages para a ação preventiva não militar. Ele atuou como o cérebro operacional guiando Mirages em direção a Balakot, que fica a 80 km do LOC. Dois Netra AEW&C Mark-1 foram entregues anteriormente à Força Aérea nos anos de 2017 e 2019, respectivamente. O 3º Netra AEW&C foi entregue à Força Aérea Indiana no ano de 2023 e tem alguns recursos atualizados em relação à versão anterior do Netra e, portanto, está sendo chamado de Netra AEW&C Mark1A.

A IAF está agora avançando no caso de mais 6 Netra AEW&C Mark-1A melhorados. Esses AEW&C incluirão interface de missão humana (HMI) aprimorada e atualizada, links de dados e conjunto de missão. Vários sistemas importados usados ​​no Mark1 foram substituídos no Mk1A, que inclui links de dados baseados em terra, terminais terrestres e aéreos, ELINT e RWR.

Assim que o projeto for sancionado e o DRDO começar a receber o financiamento, as entregas do novo AEW&C Mark1A poderão ser concluídas em 5 anos, pois será baseado na mesma plataforma do jato executivo que é o Embraer-145.

AEW&C Mark-II

Para aumentar ainda mais a vigilância aérea e a capacidade de combate da IAF, o Comité do Gabinete de Segurança (CCS) aprovou em Setembro de 2021 o projecto para construir seis aeronaves aerotransportadas de alerta e controlo antecipado (AEW&C), ao custo de 10.990 crore. A nova plataforma aérea é chamada AEW&C Mark2. Ele será desenvolvido em aeronaves Airbus-A321 usadas da Air India, que são aeronaves maiores e mais poderosas que o Embraer-145.

A plataforma maior tem suas próprias vantagens, como maior teto de serviço, duração da missão e mais potência, o que por sua vez permite a integração de componentes de guerra eletrônica mais poderosos, como radares. A aeronave terá altitude operacional de 30.000 pés, autonomia de mais de 6 horas com 45 minutos de combustível de reserva.

 O AEW&C contará com radares primários e secundários baseados em GaN. Enquanto o Netra Mark1 tem cobertura de mais de 240°, o Mark-II terá cobertura de 300°.

O radar primário do AEW&C Mark-II será um radar multimodo 4D AESA que pode operar nos modos ar-ar e ar-mar e consiste em dois radares operando em banda S e banda X, respectivamente.

Seu radar primário será como o sistema dorsal do Netra Mark-I e terá duas unidades de conjunto de antenas ativas (AAAU) montadas costas com costas e montadas no topo da fuselagem, proporcionando cobertura de 240 graus. O segundo radar AESA é colocado no cone do nariz, proporcionando cobertura de +/- 30 graus em azimute. Ambos os radares também estão integrados ao IFF.

A outra melhoria planejada no AEW&C Mark-2 é o traje de autoproteção que contará com sistema de alerta de aproximação de mísseis de duas cores (DCMAWS). Incorporará SATCOM, link de dados, sistema de identificação de amigos e inimigos, sistema eletrônico de contramedidas, traje de autoproteção, dispensador de palha e unidade de energia auxiliar dupla. Seu link de dados terá melhores capacidades de transferência de dados. O número de operadores a bordo do AEW&C Mark-2 será o dobro do Mark-1.

Os sistemas da missão Mk 2 terão “tecnologias de comunicação aprimoradas que atendem a taxas de dados mais altas e capacidades de criptografia, e integração com o Sistema Integrado de Comando e Controle Aéreo (IACCS)”. O IACCS é um centro automatizado de comando e controle de defesa aérea para controlar e monitorar as operações aéreas da IAF.

Cronograma do AEW&C Mark-II

A integração de sensores e aviônicos no primeiro banco de testes do A321 já começou. Durante o Aero India Show 2023, de acordo com nossa interação com funcionários do DRDO, a entrega do AEW&C Mark-II começará a partir de 2025 e todos os 6 AEW&C Mark-II serão entregues até 2028.

Em 7 de janeiro de 2024, o repórter de defesa Anantha Krishnan informou que foram abertos concursos para a seleção de Parceiro de Desenvolvimento e Produção (DcPP). Assim que o DRDO iniciar a entrega dos sistemas, o DcPP selecionado será o contato único para o usuário. A DRDO também transferirá o know-how em desenvolvimento, integração, testes e manutenção para o DcPP.

O DCPP é para desenvolvimento de sistemas de missão e a tarefa de modificação de aeronaves fica com a Airbus. Após a conclusão das modificações, a aeronave chegará ao CABS para integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque