*LRCA Defense Consulting - 25/06/2025
O jornalista especializado em aviação de combate, Babak Taghvee, após ter voado pela primeira vez na aeronave Embraer KC-390A, publicou o seguinte resumo em seu perfil no LinkedIn, alertando que a íntegra estará publicada na próxima edição da PTISI (ΠΤΗΣΗ em grego, que significa "Voo"), a revista de defesa mais antiga da Grécia.
"Há alguns dias, tive a oportunidade de voar a bordo do avião-tanque de transporte Embraer KC-390A Millennium pela primeira vez, avaliando seu desempenho sob a perspectiva de potencial utilidade para a Força Aérea Helênica.
Tendo voado anteriormente em várias ocasiões a bordo de aeronaves C-130H, KC-130J e C-130J Hercules operadas pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos, Alemanha e XXX, fiquei imediatamente impressionado com a sequência de partida e decolagem do motor significativamente mais rápida e simplificada do KC-390A.
Da partida do motor ao táxi e decolagem levou apenas 10 minutos - menos da metade do tempo normalmente exigido pelo C-130J, que geralmente varia entre 20 e 40 minutos devido à complexidade das verificações pré-voo envolvendo seus quatro motores.
O moderno conjunto de aviônicos do KC-390A permite um ambiente de cockpit altamente intuitivo e amigável ao piloto, tornando a aeronave não apenas eficiente, mas também agradável de operar. Como o Hércules, ele é totalmente capaz de realizar decolagens e pousos táticos, mas oferece a vantagem distinta dos sistemas contemporâneos que reduzem a carga de trabalho da tripulação e aumentam a consciência situacional - um fator importante para missões operacionais e de treinamento."
*Babak Taghvaee é Analista de Defesa e Segurança, Jornalista Investigativo (OSINT), Autor, Historiador e Engenheiro de Manutenção de Aeronaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).