Pesquisar este portal

02 outubro, 2025

ALADA amplia fronteiras e reforça parcerias espaciais com Estados Unidos e Alemanha

Reunião da ALADA com membros da Embaixada Americana

*LRCA Defense Consulting - 02/10/2025

A ALADA, empresa estatal responsável pelo desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, tem buscado ativamente expandir suas parcerias internacionais para alavancar o mercado espacial nacional. Em setembro de 2025, a empresa promoveu encontros estratégicos com representantes das Embaixadas dos Estados Unidos e da Alemanha, ressaltando seu papel como polo de inovação e cooperação tecnológica.

No dia 11 de setembro, a ALADA realizou uma reunião com membros da Embaixada Americana, incluindo Alex Holgrem, Adida Comercial, Nathan Brown, representante sênior da Federal Aviation Administration (FAA) para a América do Sul, e Tim Buckley, Conselheiro para Assuntos Científicos da seção Environment, Science, Technology, and Health (ESTH). Na pauta, estiveram as potencialidades dos centros de lançamento da Força Aérea Brasileira, especialmente o Centro Espacial de Alcântara (CLA).

A ALADA detalhou capacidades para lançamentos e rastreamento de veículos espaciais americanos ou de parceiros comerciais, buscando ampliar a cooperação técnica e identificar novas oportunidades de negócios. Durante a reunião, a importância do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e EUA foi reafirmada, junto com o acordo de cooperação entre a FAA e a Agência Espacial Brasileira (AEB), que visa facilitar processos licenciativos para atividades comerciais espaciais seguras e eficientes. Esses acordos são essenciais para fortalecer a posição da ALADA no mercado global de lançamentos espaciais.

Poucos dias depois, em 17 de setembro, a ALADA recebeu representantes da Embaixada da Alemanha, entre eles o Capitão de Mar e Guerra Marco Taedcke, Adido de Defesa, Christian Schulz, Ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais, e Friederike Melzner, Assessora para Assuntos Científicos. A visita teve como objetivo identificar novas oportunidades de cooperação bilateral no setor aeroespacial.

Reunião da Alada com representantes da Embaixada da Alemanha

Durante o encontro, destacou-se a longa e tradicional parceria entre Brasil e Alemanha em projetos espaciais importantes, como VSB-30, Hexafly e VS-50. A ALADA manifestou interesse em estreitar ainda mais esses laços, promovendo intercâmbio tecnológico e comercial com empresas aeroespaciais alemãs, consolidando essa colaboração histórica.

Essas interações diplomáticas evidenciam o papel ativo da ALADA em divulgar o potencial brasileiro no mercado espacial global, atraindo investimentos e fomentando a cooperação internacional com uma visão estratégica para consolidar um setor aeroespacial nacional robusto, capaz de gerar benefícios econômicos, tecnológicos e sociais para todo o país.

Com uma localização privilegiada no Centro Espacial de Alcântara e a segurança proporcionada por acordos bilaterais como o AST, a ALADA avança para se consolidar como referência na operação de lançadores espaciais e no desenvolvimento de produtos e serviços aeroespaciais, abrindo caminho para o Brasil se destacar no competitivo mercado global do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque