*LRCA Defense Consulting - 29/10/2025
O projeto UFV Irecê Fase 1 é conduzido pela joint venture formada pela Illian Energias Renováveis — empresa do Grupo Electra, focada em geração renovável e transição energética, Acelen e Perfin Infra, para a construção do complexo solar, o qual contará com 161 MWp (megawatt-pico) de potência instalada, responsável por evitar a emissão de cerca de 128 mil toneladas de CO₂ por ano.
Junto ao objetivo sustentável a construção da usina contribui com o desenvolvimento socioeconômico da região, através da criação de mais de 500 empregos durante as obras. O projeto pertence a estratégia de redução de custos, diversificação das fontes de energia e aumento da competitividade destinada ao abastecimento da Refinaria de Mataripe, na modalidade de autoprodução.
Por sua vez, a WEG como referência global em soluções para energias renováveis, é a responsável pela produção dos equipamentos e serviços que integram a subestação elevadora do Complexo Fotovoltaico Solar Irecê, localizado no semiárido baiano.
O fornecimento inclui um Transformador Elevador Trifásico de 160 MVA (34,5/138 kV), essencial para a conexão da planta solar ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O equipamento foi instalado na Subestação Coletora/Elevadora Uberlândia 138 kV no município de João Dourado (BA), e no Bay de Conexão 138 kV da Subestação Irecê CHESF em Irecê (BA).
Com tecnologia de ponta o transformador fornecido pela WEG possui um diferencial relevante: está equipado com duas Merging Units, responsáveis pela digitalização de todos os sinais digitais e analógicos do equipamento. A inovação permite a substituição dos tradicionais cabos de comando por fibras ópticas, garantindo benefícios como:
- Maior agilidade nas fases de projeto e execução;
- Redução de custos com cabeamento e infraestrutura;
- Facilidade para futuras expansões e modificações;
- Aumento da confiabilidade do sistema e redundância no monitoramento;
- Maior volume de dados disponíveis para supervisão e controle.
Além dessa solução, a WEG também é responsável pelo fornecimento de todos os equipamentos de pátio das Subestações de Uberlândia e do Bay de Conexão Irecê, tais como Chaves Seccionadoras, TP (Transformador Potencial), TC (Transformador de Corrente), Para Raio, bem como o fornecimento do Sistema de Proteção e Controle e os seus projetos executivos, além dos serviços de Supervisão de Montagem e Comissionamento em regime Shop List, reforçando seu papel como parceira estratégica para o sucesso da energização da subestação.
A entrega da WEG neste projeto possibilita a elevação da tensão gerada nos inversores para níveis adequados de transmissão, assegurando eficiência, estabilidade e confiabilidade no escoamento da energia renovável para a rede nacional, refletindo no comprometimento da companhia junto com seus clientes, como neste caso com a Illian Energias Renováveis, com o desenvolvimento de soluções que impulsionam a transição energética e a sustentabilidade no Brasil.
.webp)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).