Empresa planeja retornar com 450 trabalhadores e deve apresentar reprocessamento da folha salarial até sexta-feira
![]() |
| Reunião entre o Sindicato e representantes da Avibras - Foto: Paulo Sam |
*LRCA Defense Consulting - 12/02/2026
A Avibras confirmou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região sua intenção de retomar as operações da fábrica em Jacareí no próximo dia 16 de março. A declaração foi feita durante reunião de negociação realizada na tarde desta quarta-feira na sede da entidade sindical.
O encontro marcou mais um capítulo na tentativa de solucionar uma das mobilizações mais longas da categoria metalúrgica no país. Os trabalhadores da Avibras estão em luta por empregos e salários desde março de 2022, acumulando quatro anos de paralisação das atividades.
Durante a negociação, o sindicato voltou a cobrar o pagamento de 35 salários em atraso, além do depósito do FGTS e da contribuição ao INSS. A entidade também exigiu que a empresa apresente os valores específicos a serem pagos a cada trabalhador para dar continuidade às tratativas.
Em resposta, representantes da Avibras comprometeram-se a realizar o reprocessamento da folha de pagamento até esta sexta-feira (13). A empresa também garantiu que apresentará os informes de rendimentos referentes a 2025 de forma correta e se comprometeu a retificar, até abril, os informes do período entre 2022 e 2024.
Segundo o plano apresentado pela empresa em 21 de janeiro, a retomada prevê o retorno de 450 trabalhadores em duas etapas: 210 funcionários em março e outros 240 a partir de junho. Esta é a quinta reunião entre sindicato e empresa desde o anúncio da proposta de retomada.
A efetivação do retorno, no entanto, ainda depende da conclusão da proposta de pagamento das dívidas trabalhistas e da resolução de pendências relacionadas à recuperação judicial em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Representantes da Avibras informaram ainda que têm reunião agendada com o governo federal para 2 de março. Um novo encontro entre sindicato e empresa está marcado para 23 de fevereiro, às 14 horas.
"Demos mais um passo em direção à retomada da Avibras, e isso é muito importante. Nesses quatro anos de luta, infelizmente, o governo federal só fez promessas vazias e não apresentou medidas concretas em favor dos metalúrgicos, mesmo com o caráter estratégico da empresa. O Sindicato segue cobrando o governo", afirmou Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
A Avibras é considerada uma empresa estratégica para o setor de defesa brasileiro, o que torna a situação dos trabalhadores ainda mais delicada do ponto de vista econômico e social para a região do Vale do Paraíba.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).