Pesquisar este portal

18 novembro, 2019

Parceria com a CBC poderá favorecer a Taurus Armas em licitação na Índia - análise prospectiva


*LRCA Consulting - 17/11/2019

Em 2018, o exército indiano realizou uma grande licitação internacional para adquirir um moderno fuzil de precisão destinado a seus atiradores de elite (snipers). No entanto, essa licitação foi adiada em virtude de nenhuma das 20 empresas concorrentes oferecer a respectiva munição.

No bojo de uma análise prospectiva, embora os termos da licitação indiana para o estabelecimento de uma fábrica de armas nesse país (especialmente fuzis 5.56mm e pistolas 9mm) dentro do programa "Make in India" não sejam de domínio público, a estreita parceria entre a Taurus Armas e sua controladora CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos poderá se constituir em um fator de peso se uma exigência semelhante estiver presente no certame, pois a CBC poderia fornecer toda a munição necessária nesses e em outros calibres, seja através de exportação, seja montando também um fábrica na Índia.

A parceria CBC & Taurus
Em fevereiro de 2015, após a aprovação do CADE, a CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos – passou a exercer seus direitos como controladora da Forjas Taurus (hoje Taurus Armas), resultado de um movimento que teve início em 2014 com a compra de ações da companhia e, posteriormente, com um processo de aumento de capital.

Com este fato, a Taurus começou a contar com o suporte de uma poderosa e experiente parceira, além de ter acesso direto e privilegiado à imensa rede de países e organizações que são clientes dessa empresa global. A gama abrangente de produtos da CBC é exportada para mais de 130 países, atendendo às necessidades dos mercados militar, policial e comercial.

A empresa é hoje uma das maiores fornecedoras de munição para a OTAN e forças aliadas em todo o mundo, tendo sua sede e três unidades de produção no Brasil (onde são feitos os produtos Magtech), duas fábricas na Europa - MEN na Alemanha e Sellier & Bellot na República Tcheca - e uma subsidiária em Minnesota - Magtech USA, que atua como distribuidor mestre para o mercado dos EUA. 

A CBC é considerada uma das maiores corporações de munição do mundo, com uma experiência combinada de mais de 300 anos na fabricação de calibres pequenos e médios. Juntas, as operações da companhia empregam mais de 3.500 trabalhadores qualificados e produzem mais de 1,7 bilhão de cartuchos de munição a cada ano.

No ano de 2016, foi realizada uma cisão parcial da CBC e a transferência das ações de emissão da Taurus para a TaurusPar Participações S.A. (nova denominação da CBC Participações S.A.), que é a atual controladora com 52,67% do capital social da Taurus Armas S.A.

Saiba mais sobre a licitação do governo da Índia:
- Taurus Armas: avançam as tratativas para uma joint venture bilionária na Índia
- Taurus: joint venture na Índia poderá representar um negócio bilionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque