Postagem em destaque

Taurus vence na Justiça mais uma ação que alegava problemas em seus armamentos

* LRCA Defense Consulting - 02/07/2020 Esta semana foi proferida sentença que julgou totalmente improcedente a ação civil pública proposta e...

junho 15, 2020

Fabricantes de barcos usam produtos da Weg para mais eficiência e sustentabilidade


*Economia SC - 15/06/2020

Como grandes contribuintes para as emissões de poluentes causadas pelo transporte, os fabricantes de barcos estão sob crescente pressão para melhorar a eficiência de seus barcos.

Combinado com regulamentos mais rígidos e especificações marítimas complexas, construir e projetar uma embarcação de grande porte é uma tarefa complexa.

A Weg, de Jaraguá do Sul, experimentou essa complexidade ao fornecer equipamentos, como geradores e motores elétricos para uma embarcação de dragagem marítima de 15 mil m³, Bonny River.

O projeto mais recente da draga de sucção autotransportada de arrasto construída pela Royal IHC, precisava ser otimizada para melhoria de eficiência energética e consumo de energia.

De fato, a Royal IHC, fornecedora de embarcações e serviços para os mercados offshore, de dragagem e mineração, estabeleceu ambições para que Bonny River recebesse certificação ‘Green Passport’ e ‘Clean Design’, uma conformidade voluntária para embarcações que aderem a medidas de prevenção da poluição além do padrão normal.

Além dos objetivos ambientais, projetar e construir um grande navio de dragagem é uma tarefa complexa.

A obtenção de todo o equipamento necessário depende de um grande número de fornecedores que entregam todos os componentes à IHC, os quais têm responsabilidade geral pelo projeto, construção e integração.

Projetos vencedores
A licitação para o fornecimento de geradores e motores elétricos foi vencida pela Weg por vários motivos, principalmente porque a empresa possui capacidade técnica e produtiva para entregar todos os geradores e motores elétricos em uma única fonte, simplificando a cadeia de suprimentos.

Além disso, a empresa pôde oferecer produtos sob medida para o barco. Após serem projetados por especialistas, os motores e geradores fornecidos não apenas atenderam às especificações marítimas mais recentes, como também corresponderam aos sistemas fornecidos pela IHC para garantir que a distorção harmônica total (THD) fosse mantida em um mínimo absoluto.

Os geradores linhas S e AG10, fornecem energia para os sistemas principal e auxiliar de Bonny River, que agora é utilizado pela DEME, organização de dragagem da Bélgica.

Os motores linha M, WGM20 e W22 também estão presentes em vários sistemas.

Soluções integradas para aplicações marítimas
A Weg possui a solução completa em motores elétricos e geradores para o segmento marítimo.

Além de produtos e serviços de ponta, fornece soluções confiáveis com máquinas elétricas para gerenciar, manter e fornecer serviços a bordo.

O fornecimento para o segmento marítimo requer experiência específica, devido às operações especiais que um navio marítimo necessita.

A draga, por exemplo, foi projetada para operar em profundidades de até 100 metros e em áreas ambientalmente sensíveis.

Seu sistema de posicionamento dinâmico (DP2) usa propulsores de túnel em combinação com sistemas de posicionamento global para manter uma localização precisa, permitindo que o barco opere perto de estruturas subaquáticas.

Os propulsores de proa e popa do barco funcionam com os motores Weg, assim como a bomba auxiliar que descarrega a mistura de areia e água, seja por meio de uma conexão em terra ou por um arco-íris diretamente no local de descarga.

O navio utiliza um processo de dragagem em circuito fechado que minimiza a turbidez na água, o que é muito importante em áreas ambientalmente sensíveis.

Como parte do desenvolvimento de projeto, a Weg forneceu à IHC as dimensões e pesos projetados dos geradores e motores para que pudessem ser posicionados no modelo 3D.

Isso permitiu à equipe de projeto verificar o ajuste dos componentes e o equilíbrio do barco.

Eficiência
Como parte do conceito de redução do consumo de energia, os geradores Weg podem operar em velocidades variáveis.

Isso permite que os motores funcionem em velocidades diferentes, dependendo do estado de operação do barco.

A especificação exigia que os geradores entregassem entre 50 e 60 Hz, dependendo da velocidade do motor, garantindo que os motores funcionem com a eficiência ideal.

Como parte do processo de projeto, a Weg concluiu todos os cálculos necessários para garantir que os valores específicos de reatância síncrona transitória e sub-transitória atendessem a valores específicos, estabelecidos pelo Bureau Veritas, uma agência internacional de testes e certificação.

Acionamento Weg para draga ecológica
Após a finalização do projeto, a draga marítima foi implantada pela DEME.

O navio já foi mobilizado em Flushing, na Holanda, e embarcou em sua primeira tarefa de dragagem.

O fato de tantos componentes virem de um único fabricante reduzirá significativamente a complexidade da manutenção para os proprietários de barcos, DEME.

Além disso, a Weg forneceu uma quantidade considerável de informações detalhadas sobre itens de manutenção, para que a equipe de manutenção de bordo possa obter as peças necessárias da rede global da empresa, onde quer que esteja operando no mundo.

A participação da Weg nesse projeto permitiu à Royal IHC cumprir suas metas de eficiência, fornecendo uma linha sob medida de geradores e motores, selecionados exclusivamente para o ambiente marítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador.