Pesquisar este portal

23 setembro, 2020

PROSUB: avança o submarino nuclear brasileiro


*LRCA Defense Consulting - 23/09/2020

O presidente da Nuclep, Contra-almirante Carlos Henrique Silva Seixas, e seu Diretor Industrial, Capitão de Mar e Guerra Engenheiro Naval Wallace Affonso, foram recebidos na última sexta-feira (18), pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo, Vice-almirante Noriaki Wada, e autoridades do PROSUB, para visita ao CTMSP e ao Centro Industrial de Aramar (CINA), localizado em Iperó, em São Paulo, onde conferiram os avanços nas instalações do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica e acompanharam de perto o trabalho da NUCLEP à frente da construção do BLOCO 40, reator do Labgene, protótipo em tamanho real do que será o primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil.

“Temos imenso orgulho de construimos a Seção do Bloco 40 do Labgene, parte essencial do Programa Nuclear da Marinha. A Marinha sempre contribuiu para o desenvolvimento da NUCLEP como indústria de base nacional e que nos permitissem avançar com nossa expertise tecnológica, representatividade e importância relevantes ao cenário Nuclear do nosso país. Consolidar mais essa parceria significa muito para nós”, finalizou.


Nuclep e Marinha do Brasil, uma parceria que faz história

Criada em 1975 para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, diferenciada por sua capacidade fabril, expertise tecnológica e mão de obra qualificada, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A é uma das primeiras empresas Estratégicas de Defesa Nacional e uma das principais indústrias de base do país. E como uma das mais importantes caldeirarias pesadas do nosso continente, dona do seu próprio terminal marítimo privativo e estrategicamente localizada às margens da Baía de Sepetiba, carrega há quatro décadas em seu portfólio uma parceria de sucesso com a Marinha do Brasil.

União que celebra seu marco inicial com a construção dos cascos resistentes de três submarinos convencionais de tecnologia alemã, tipo IKL, Classe Tupi (Tamoio, Timbira e Tapajó) e, na sequência, um submarino Classe Tikuna, incorporados à frota naval do Brasil na década de 90, e que deu à Nuclep o reconhecimento como uma das principais empresas fomentadoras da Industria da Construção Naval, do país.

Mas é no início dos anos 2000, como pioneira no Brasil na construção de blocos semissubmersíveis para as Plataformas P-51 e P-56 da Petrobras, que a Nuclep se consolida como uma indústria de estimulo à economia do mar.

Como instituição ligada aos setores Naval e de Óleo e Gás, a Nuclep se fortalece como propulsora do desenvolvimento da região resultante do aumento da produtividade, emprego e consumo, que transformam o oeste metropolitano fluminense em um verdadeiro Polo Econômico nos ramos industrial-produtivo (metal-siderúrgico) e logístico-portuário.

Em 2019, fortalecendo o seu protagonismo nacional estratégico como única indústria no país capacitada à construção de submarinos, a Nuclep finalizou a entrega dos cascos resistentes do último dos quatro submarinos convencionais de tecnologia francesa, tipo Scorpène, Classe Riachuelo (Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura) que atendem ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A soma de forças entre Marinha e Nuclep não só estimula a economia do mar mas fortalece a proteção da área marítima brasileira. É importante manter a segurança e preservação dos nossos recursos marinhos para assegurar o desenvolvimento sustentável.

Como empresa referência do setor nuclear nacional e única capacitada à fabricação e manutenção dos equipamentos nucleares mais importantes e estratégicos da nação, a Nuclep será também a responsável pela construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil (SN-BR), o Álvaro Alberto, tendo sido a conquista junto à Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), da obra de fabricação do Bloco 40 - para confecção do protótipo do reator nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha do Brasil (MB) para o SN-BR - o seu momento de largada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque