Pesquisar este portal

01 outubro, 2020

Força Aérea do Chile recebeu duas novas aeronaves Embraer A-29B Super Tucano

 

*WebInfomil - 01/10/2020

A Força Aérea do Chile (FACh) recebeu, em meados de setembro, duas aeronaves Embraer A-29B Super Tucano, de fabricação brasileira, para treinamento e ataque leve, com o objetivo de modernizar sua frota de aeronaves de treinamento avançado.

As duas aeronaves turboélice foram avistadas no último sábado, 18 de setembro, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção (Paraguai), durante uma escala antes de iniciar o voo para Santiago do Chile. As aeronaves foram pintadas com o novo esquema de baixa visibilidade que caracteriza o Super Tucano chileno.

De acordo com o portal de notícias chileno Vortexx, no final de 2018 a Embraer enviou à Força Aérea do Chile (FACh) uma cotação para quatro Super Tucano A29-B, além do equipamento de apoio terrestre GSE (Ground Support Equipment). Essas duas aeronaves constituiriam a primeira entrega desse pedido.

As aeronaves observadas no Paraguai têm os números 469 e 470 e saíram diretamente da fábrica brasileira localizada em São José dos Campos (SP), com o apoio de um KC-130R Hercules.

A mídia informou ainda que a nova aeronave substituirá o avião de treinamento A-36 Toqui da espanhola CASA (também denominado C-101) e que eles têm várias décadas de serviço na instituição. Os futuros pilotos de caça e ataque FACh usarão os A-29Bs para treinamento de armas e sistemas até o moderno F-16 Fighting Falcon.

O Embraer EMB 314 ou A-29 é uma aeronave de combate turboélice projetada para ataque ao solo, contra-insurgência e treinamento avançado de pilotos, equipada com modernos equipamentos aviônicos e sistemas de armas. É utilizado principalmente pela Força Aérea Brasileira, Força Aérea Colombiana e Força Aérea Chilena. Também é usado como um treinador para monitorar as operações na Bacia Amazônica.

O Super Tucano foi projetado como uma aeronave de asa reta, com bom desempenho para vôo em média e baixa altitude, com motor turboélice, de longo alcance e autonomia de vôo, podendo operar em todos os tipos de clima, à noite e desde dia, e é capaz de pousar em pistas curtas, que carecem de grande infraestrutura.

Possui um cockpit moderno com instrumentos de navegação digital e um computador de combate, que permite lançar bombas guiadas a laser, bombas convencionais de queda livre e foguetes. O cockpit em forma de cúpula é projetado para boa visibilidade, o que é muito necessário para voos de baixa altitude entre montanhas e missões de penetração profunda, para atacar dentro do território inimigo. Ele também é equipado com modernos assentos ejetáveis ​​de velocidade zero e altitude zero, comparáveis ​​aos encontrados em caças supersônicos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque