Pesquisar este portal

13 dezembro, 2020

Delegação de alto nível do Brasil visitará a Índia em fevereiro de 2021 para participar da AeroIndia 2021


 *LRCA Defense Consulting - 13/12/2020

Durante o recente webinar “Extensão Global da Indústria de Defesa Indiana para Parcerias Colaborativas: Webinar e Expo”, havido entre representantes dos governos e da indútria de defesa do Brasil e da Índia, o Dr. Marcus Degaut, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, anunciou que uma delegação de alto nível do Brasil visitará a Índia em fevereiro de 2021 para participar da exposição AeroIndia 2021.

O Dr. Roberto Gallo, Presidente da ABIMDE - Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, afirmou que “a colaboração entre indústrias indianas e brasileiras têm potencial para alcançar o mundo”. 

A exposição Aero India é organizada todos os anos alternados. É uma das maiores exposições das indústrias aeroespacial e de defesa com show aéreo público. Ele permite que profissionais da indústria obtenham percepções de mercado, anunciem novos desenvolvimentos e ganhem cobertura da mídia.

A 13ª edição da Aero India está sendo organizada em Bengaluru, Karnataka, de 03 a 07 de fevereiro de 2021.

As empresas de defesa brasileiras CBC e Taurus Armas foram pioneiras em estabelecer joint venture com empresas indianas dentro do Programa Make in India (Taurus Jindal e SSS Defence). Pela coragem de empreender com pioneirismo nesse país, é bastante plausível que as duas empresas venham a merecer uma atenção especial do governo indiano em seus respectivos negócios: munições e armas leves.

A Embraer, partícipe antiga em edições anteriores da Aero India, deverá se fazer presente novamente, expondo seus E-Jet e, principalmente, suas mais badaladas aeronaves militares: o avião de treinamento e ataque ao solo A-29 Super Tucano e o avião de transporte multipropósito KC-390 Millennium. Vale lembrar que a Índia demonstrou interesse em adquirir a área comercial da Embraer ou, até mesmo, estabelecer uma parceria com a empresa nessa área, algo que poderá interessar à Embraer.

Durante uma entrevista ao site "O Petróleo", publicada em 09/11/2020, o Embaixador da Índia, Suresh K Reddy, assim se referiu à cooperação dos dois páises no Setor de Defesa:

"A cooperação em defesa é um dos principais pilares de nossa parceria estratégica com o Brasil. Como ambos os lados possuem capacidades industriais de defesa robustas, identificamos a cooperação industrial de defesa como uma área de impulso para a cooperação. Uma grande delegação de representantes da indústria de defesa também visitou a Índia durante a visita de Estado do Presidente brasileiro à Índia.

A nova Política de Fabricação de Defesa anunciada pelo governo no início deste ano certamente trouxe essa área de cooperação para o foco. No passado recente, duas grandes empresas de defesa brasileiras firmaram joint ventures com empresas indianas; a primeira, CBC, é a maior fabricante de munições de pequeno e médio calibre do Brasil e agora possui uma Joint Venture com a SSS Defense (Stumpp Schuele & Somappa) da Índia, e esta Joint Venture produzirá munições na Índia. A outra é uma Joint Venture entre a Taurus Armas, maior fabricante de armas leves do Brasil, e a Jindal Steel. Esses dois projetos contribuirão significativamente para a iniciativa Make in India sob a nova Política de Fabricação de Defesa. (grifo do editor)

Também estamos trabalhando para finalizar um MoU sobre cooperação industrial de defesa que, eventualmente, também promoveria P&D conjunto. Paralelamente, a SIDM (Sociedade Indiana de Fabricantes de Defesa) e a ABIMDE (Associação Brasileira dos Fabricantes de Defesa e Segurança) também assinaram um MoU para cooperação industrial de defesa recentemente. O esforço é promover oportunidades para fabricantes de defesa nas respectivas regiões.

Nosso foco também está na participação em larga escala das indústrias de defesa de ambos os países nas exposições regionais de defesa, Aero India e LAAD (Aero Defense da América Latina), o que certamente proporcionará excelentes oportunidades aos respectivos stakeholders para levar a iniciativa adiante".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque