Pesquisar este portal

01 dezembro, 2020

Escassez inédita de armas poderá levar a Taurus a aumentar seus músculos nos EUA

Aconteceu com papel higiênico. Agora está acontecendo com armas e munições.


 *LRCA Defense Consulting - 01/12/2020

A matéria abaixo, publicada ontem nos Estados Unidos, dá a exata medida da escassez de armas e munições que está acontecendo, um fato totalmente inédito para o país que tem o maior mercado mundial civil para armamentos leves, além de inúmeras empresas fabricantes de armas, algumas dentre as maiores do planeta.

Após a reportagem, é feita uma rápida análise sobre o impacto desse fato na multinacional brasileira Taurus Armas S.A.

Por que toda a América está pesquisando “armas à venda online”?

*Film Daily - 30/11/2020

Dizer que 2020 foi um ano de extremos é um eufemismo. Mesmo antes de o mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos, ser atingido pela pandemia COVID-19, todos já se preparavam para um ano eleitoral divisório. Os partidários do presidente Donald Trump são tão apaixonados quanto seus opositores, um fato inescapável para qualquer americano com acesso a notícias ou mídia social.

Entra em COVID, um divisor de águas da pior maneira possível. De repente, a América se viu lidando com quarentenas e paralisações obrigatórias. O desemprego disparou enquanto a nação debatia o quão mortal o vírus era e se sacrificar a economia era um preço muito alto a pagar por sua derrota. Diante de um futuro incerto, as pessoas começaram a estocar. O papel higiênico se tornou uma das primeiras vítimas mais notórias.

Vivemos sob a ameaça do COVID-19 há mais de oito meses. Levou algum tempo, mas eventualmente, o papel higiênico voltou às prateleiras em todos os supermercados e mercearias. Claro, estamos longe de voltar ao normal. Os relatórios de uma vacina são contraditórios, os resultados das eleições ainda estão no ar e 2021 parece tão nebuloso em suas perspectivas quanto 2020 quando tudo começou.

Agora estamos vendo uma escassez de armas e munições.

Mas por que?

Para ser justo, a falta de armas de fogo e munições não surgiu do nada. Ao contrário da escassez quase comicamente súbita de papel higiênico no início do ano, os comerciantes e entusiastas de armas podiam ver isso chegando. Por um lado, é uma tendência bem conhecida que as vendas de armas sempre disparam em um ano eleitoral. E, como dissemos, este é um ano bastante eleitoral.

Quarentenas nacionais tiveram um efeito previsível na oferta e demanda. Do lado da oferta, as restrições do COVID-19 nas instalações de manufatura e portos levaram à redução da produção. Havia menos funcionários trabalhando e menos materiais entrando, o que causou uma tensão na cadeia de suprimentos. Isso antes mesmo de você levar em consideração o fechamento dos DMVs, o que impossibilitou as empresas de frete de certificar seus motoristas.

Depois, há o outro lado, a demanda. Quando as quarentenas obrigatórias começaram, as pessoas começaram a estocar armas e munições. E, de certa forma, eles nunca pararam. Não se tratava apenas do vírus ou das eleições - era sobre os constantes protestos e tumultos em todo o país. Não foram apenas os atuais proprietários de armas - foi um grande número de compradores de primeira viagem.

Como Douglas Jefferson, vice-presidente da National African American Gun Association disse ao The New York Times , “O ano de 2020 foi apenas um longo anúncio de por que alguém pode querer ter uma arma de fogo para se defender”.

Está muito ruim?
Hoje em dia, a maioria dos donos de lojas de armas não sabia dizer quando eles terão um produto em estoque depois que ele acabar. Assim que eles conseguirem, ele será comprado imediatamente. Você tem mais consumidores do que o normal tentando comprar produtos que estão menos disponíveis agora. Afetou lojas de armas grandes e pequenas. Alguns relatam receber de 25 a 30 ligações por dia pedindo munição que simplesmente não existe para vender.

Procurar armas e munições tornou-se um trabalho de tempo integral para algumas pessoas. O mercado online é mais caro, mas pode ser a única opção se você não quiser esperar por um período indefinido. Não são apenas os proprietários de lojas que vasculham a Internet em busca de suprimentos, seus clientes em potencial também estão fazendo isso. O fato de algumas lojas terem imposto limites sobre o quanto pode ser comprado diariamente não ajudou.

A incerteza perpétua no atual cenário americano em relação às suas muitas questões sócio-políticas não fez nada para conter a ansiedade dos proprietários de armas. Mais de duas semanas após o dia da eleição, ainda estamos vendo protestos e ameaças de agitação civil de ambos os lados do espectro político. Para muitas pessoas, o caminho para algum tipo de paz de espírito começa quando colocam as mãos em uma arma de fogo.

O futuro
Alguns proprietários de lojas de armas estão mais otimistas do que outros em relação à escassez, mas a maioria parece concordar que isso provavelmente durará até bem em 2021. Uma visão mais sombria pressupõe que alguns fabricantes não serão capazes de acompanhar seus pedidos até 2022 - e isso se eles não aceitaram mais novos pedidos.

Existe, no entanto, outra possibilidade. Depois que tudo estiver dito e feito e a poeira assentar sobre a pandemia COVID e a eleição presidencial, o mercado de armas poderá sofrer uma implosão semelhante à que experimentou em 2016. Claro, a eleição do presidente Trump pareceu acalmar os proprietários de armas de certa forma que uma vitória potencial de Joe Biden provavelmente não o faria. . . mas a possibilidade ainda está lá.

No final das contas, tudo se resume a: 2020. O ano que provou repetidamente que não podemos considerar nada garantido e temos que lutar para tentar ficar à frente da curva. Aconteceu com papel higiênico, está acontecendo com armas e munições, e provavelmente acontecerá com outra coisa antes do fim do ano.

=====xxx=====

Prováveis consequências para a Taurus Armas

Os Estados Unidos são o maior mercado da Taurus, para onde esta empresa direciona mais de 80% da produção de sua unidade brasileira, que hoje trabalha dentro do limite de sua capacidade. A multinacional possui também uma nova fábrica em Baimbridge (Georgia - USA) que, após ter sido inaugurada no final de 2019, encontra-se em processo de ramp-up de produção, devendo atingir sua capacidade máxima inicial em 2021, mas com possibilidade de expansão, caso seja necessário. A empresa está produzindo cerca de 6900 armas/dia e deverá chegar a mais de 8000 em 2021.

Com o sucesso da reengenharia realizada na companhia e o turnaround acontecido, a mais notável e final consequência foi o reconhecido salto de qualidade que seus produtos tiveram e - mais importante - sem que os respectivos custos ao consumidor fossem majorados. Para tanto, contribuíram a agilidade, a integração e a capacidade de inovação do Centro Integrado de Engenharia BR/EUA, uma das chaves de sucesso para a vantagem competitiva que a empresa tem, o que faz com que seus produtos exibam a melhor relação custo/benefício entre os fabricantes americanos.

A síntese desse processo pode ser constatada em números, já que hoje a Taurus:
- detém 15% do mercado americano de small arms (pistolas e revólveres) e continua crescendo;
- é a maior fabricante mundial de revólveres;
- é marca de armas mais importada pelos consumidores americanos;
- é a quarta marca de armas mais cobiçada nos EUA;
- está com backorders (pedidos em carteira) fortes, de mais de um milhão de armas nos EUA.

Uma pesquisa da Southwick Associates indicou que, nos próximos cinco anos, 24 milhões de americanos vão comprar sua primeira arma. No entanto, é possível que muitos desses futuros compradores já estejam se adiantando, em virtude dos fatores que estão gerando a atual escassez: pandemia, distúrbios civis, eleições e possíveis restrições do presidente Joe Biden às armas (especialmente às automáticas).

De acordo com a reportagem reproduzida acima, a maioria dos proprietários de lojas de armas parece concordar que tal escassez provavelmente perdurará durante 2021, sendo que uma parcela desses "pressupõe que alguns fabricantes não serão capazes de acompanhar seus pedidos até 2022 - e isso se eles não aceitaram mais novos pedidos".

Em virtude dessa nova situação e dos recordes de vendas que estão acontecendo também no segundo semestre deste ano, e ainda considerando que no final do primeiro semestre a Taurus já tinha cinco meses à frente de pedidos em carteira, é razoável acreditar que, ao findar o ano em curso, esse número possa dobrar, levando a empresa a ter 10 meses ou mais à frente de pedidos contabilizados.

Ou seja, é possível prever um cenário para 2021 (pelo menos) onde quase toda a produção da Taurus Armas já esteja comprometida com os pedidos existentes em carteira.

Por fim, considerando-se o novo padrão de qualidade/inovação e a melhor relação custo/benefício de seus produtos, aliados ao fato de a Taurus ter sido uma das fabricantes internacionais de armamentos que melhor se planejou e se estruturou para atender uma demanda que já previa ser excepcional nos EUA em 2020, é também lícito esperar que seu market share nesse país ultrapasse a marca atual de 15%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque