Pesquisar este portal

11 dezembro, 2020

Marinha celebra Dia do Marinheiro em cerimônia que apresenta os avanços do PROSUB

Cerimônia “Dia do Marinheiro - PROSUB 2020”
 
Como parte das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, a Marinha realizou, hoje (11), a cerimônia “Dia do Marinheiro - PROSUB 2020”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), André Portalis, e demais autoridades.
 
Durante a solenidade, foram realizados o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Humaitá”; a integração das seções do Submarino “Tonelero”; e a  preparação, para a entrega ao setor operativo da Marinha, do Submarino “Riachuelo”, o primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), já lançado e atualmente passando por testes finais de mar.
 
Presidente da República aciona o dispositivo que deflaga o momento simbólico da integração final das seções do Submarino “Tonelero”
 
Momento da integração do Submarino “Tonelero”
 
Submarino “Humaitá” é batizado pela esposa do Ministro da
 Defesa, Adelaide Chaves Azevedo e Silva
 
Lançamento ao mar do Submarino “Humaitá”
 
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante seu discurso, destacou o aprimoramento da prontidão da Marinha. “Estamos testemunhando esse feito da nossa Força Naval, que, inspirada no legado de Tamandaré, conduz o PROSUB, concebido com o propósito de robustecer o Poder Naval e de contribuir para o fortalecimento da Estrutura Nacional de Defesa. Enalteço o trabalho honrado e ininterrupto de cada um de vocês que servem com destemor e determinação nas organizações militares da nossa Marinha”. O Presidente encerrou suas palavras agradecendo e parabenizando os militares e servidores civis pelo Dia do Marinheiro.
 
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, afirmou que, mesmo com as adversidades ocasionadas pela Covid-19, importantes resultados foram alcançados, principalmente no PROSUB. “No ano de 2020, estamos em mar grosso, devido ao novo coronavírus. No entanto, como sempre, as tarefas da Marinha continuaram a ser cumpridas. Os Marinheiros, Fuzileiros Navais e servidores civis permanecem serenos, firmes e perseverantes e, sobretudo, engajados em pleno apoio a nossa sociedade”. Ele destacou, ainda, a presença, pela primeira vez na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, do USS “Vermont”, Submarino de Ataque com Propulsão Nuclear da Marinha dos Estados Unidos, que realizou, nos últimos dias, exercício operativo no mar com o Submarino “Tupi”.  “Compartilhar o cais com os nossos meios e prestigiar esta cerimônia demonstra a parceria histórica que desde sempre une nossas Marinhas”, afirmou o Almirante.
 
Comandante da Marinha durante discurso
 
Ao discursar durante a cerimônia, o Presidente da ICN, André Portalis, parabenizou a equipe da ICN, os industriais parceiros do PROSUB, a Marinha do Brasil e a Marinha Francesa, que está apoiando o Programa. “Nada seria possível aqui, hoje, sem a grande criatividade, motivação, capacidade do povo brasileiro. Apesar de todas as dificuldades deste ano, missão cumprida”.

 

A cerimônia incluiu, ainda, registros do estágio atual de montagem do Submarino “Angostura”, o quarto submarino do PROSUB, e dos avanços no desenvolvimento do protótipo da planta de propulsão do Submarino “Álvaro Alberto”, o primeiro convencional brasileiro com propulsão nuclear. Na oportunidade, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo em homenagem à integração do Submarino “Tonelero”.
 
Selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem
 à integração do Submarino “Tonelero”
 
Presidente da República realiza a obliteração, ato que coloca
 o novo selo oficialmente em circulação
 
Em cumprimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia teve um número reduzido de convidados, com transmissão ao vivo pela TV Brasil e pelo canal oficial da Marinha no YouTube.
 
Dia do Marinheiro
A partir da cerimônia, em alusão ao Dia do Marinheiro, as palavras do Comandante da Marinha foram retransmitidas, ao vivo, de forma simultânea, para todos os Distritos Navais. “O trabalho patriótico, honesto, silencioso e árduo deve seguir sendo a rotina dos homens e mulheres do mar. O exemplo de Tamandaré, pautado na Rosa das Virtudes, deve ser fonte permanente de inspiração, de modo a continuarmos honrando o seu legado de dedicação no cumprimento do dever. Escolhemos defender uma nação; patrulhar mares, rios e lagos; incentivar a pesquisa científica e o fomento tecnológico; preservar o meio ambiente; contribuir para o desenvolvimento nacional; levar atendimento aos rincões mais distantes; salvar vidas; atuar no mar, em terra, no ar e sob as águas. Nós escolhemos ser Marinheiros!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque