Pesquisar este portal

30 março, 2021

Kryptus participará do projeto da nova Rede Operacional de Defesa do Brasil


*LRCA defense Consulting - 30/03/2021

A Kryptus, uma empresa brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética venceu o processo de licitação para o projeto da nova DON (Defense Operational Network), a nova rede operacional de Defesa do Brasil. A nova DON é uma reestruturação e modernização da infraestrutura atual, mantida sob o comando das Operações Conjuntas das Forças Armadas Conjuntas.

Além de fornecer as tecnologias de segurança criptográfica, a empresa, que obteve recentemente a renovação da certificação de Empresa Estratégica de Defesa ( EED ) - concedida pelo Ministério da Defesa (MD) - também ficará encarregada de readequar os ativos de TIC e Expansão física e lógica do DON, bem como o monitoramento e o suporte técnico operacional da rede.  

Espinha dorsal do Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), o objetivo do DON é fornecer serviços de voz, dados e suporte à decisão de maneira integrada, oportuna, simples, segura, flexível, confiável e contínua para os diversos níveis de tomadores de decisão de a Estrutura Militar de Defesa.   

“Com a mudança de paradigmas de mobilização e combate para a "Guerra Centrada em Rede"¹ e a médio prazo para a "Guerra Mosaico"², é importante que os elementos de Comando e Controle sejam cada vez mais soberanos e interoperáveis”, diz Roberto Gallo, fundador e gerente geral da Kryptus. “Estamos muito honrados com o projeto”, finaliza.

O processo de aquisição foi realizado inicialmente pelo Ministério da Defesa por meio do SBT - Termo de Licitação Especial - contemplado pela lei 12.598 / 2012. Apoiado na decisão do Conselho de Defesa Nacional, o SBT determina que o fornecimento de soluções para a proteção de informações classificadas em qualquer grau de sigilo deve ser feito exclusivamente por Empresas Estratégicas de Defesa (EED) que estejam em desenvolvimento no país. Tecnologias estrangeiras não podem participar do processo. A maior parte do abastecimento será realizada em 2021 ainda. 

NOTAS:
¹O NCW, ou Network-Centric Warfare é uma doutrina de estruturação de Comando e Controle que prevê garantir a superioridade no campo da informação, a fim de melhorar o poder de combate em tempo hábil e aumentar a velocidade de Comando, reduzindo o atraso no tráfego de informações e pedidos.

² Mosaic Warfare: uma estratégia de combate baseada na integração de inúmeros sistemas de tecnologia menores que se encaixam (como os tijolos de Lego), formando uma estrutura capaz de atingir o sistema do oponente e ter um ataque bem-sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque